A população do bairro Vila Velha, em Fortaleza, será contemplada, nesta sexta-feira (15), com os serviços de cidadania, saúde, orientação profissional e apoio jurídico do projeto Acolher. Promovido pela Secretaria da Proteção Social (SPS), em parceria com outras instituições estaduais, o projeto amplia as ações para famílias de áreas atingidas por fortes chuvas na Capital.

Nesta, que é a 73ª edição do projeto, os atendimentos começam às 9 horas. A SPS realiza inscrições em cursos de qualificação profissional, apoia na elaboração de currículos e na preparação para o mundo do trabalho, oferta serviços de corte de cabelo e atividades lúdicas à criançada, e distribui mudas de plantas e informações sobre alimentação saudável.

As ações da Pasta incluem abordagem à população em situação de rua e com problemas referentes ao uso e abuso de álcool. O Caminhão do Cidadão da SPS emitirá a Carteira de Identidade Nacional e Carteira Digital, enquanto a Unidade de Saúde realiza curativos e afere a pressão arterial e a glicemia.

O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine) realizará cadastros para emprego, conferência de oportunidades de trabalho e habilitação ao benefício do seguro-desemprego; e a Pefoce atendimento sobre pessoas desaparecidas. A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) fará doação de mudas de plantas nativas e oficina de resíduos sólidos

A Defensoria Pública prestará atendimentos jurídicos, consultas processuais e criminais, emissão de ofícios e encaminhamentos para os núcleos do Órgão. O Sesc oferecerá serviços de profilaxia odontológica, limpeza e aplicação de flúor.