Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Os beneficiários do INSS agora contam com mais uma ferramenta digital para facilitar sua vida na hora de realizar o procedimento de prova de vida. O órgão lançou um projeto-piloto para que a prova de vida possa ser realizada por biometria facial através do próprio celular, evitando o deslocamento até uma bancária para realizar o processo.

Nesta primeira etapa, o INSS informa que apenas 500 mil beneficiários de todo o Brasil participarão do projeto-piloto de biometria facial. Elas serão contactados pelo órgão por meio de mensagens enviadas por SMS, Central 135 e e-mail. Só terá acesso exclusivo ao aplicativo aqueles que forem contactados. Lembrando que o procedimento não um teste, e que as pessoas que realizarem a biometria facial pelo aplicativo terão efetivado sua prova de vida.

Confira como funciona:

A prova de vida digital será feita por reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular, por meio do aplicativo “Meu INSS” e “Governo Digital” que vai indicar se, de fato, trata-se da pessoa cujo CPF foi informado no cadastramento do INSS. O órgão trabalhará com a base de dados do Denatran e do TSE. Com o uso do aplicativo o reconhecimento facial será por meio de:

  • Prova de vivacidade: o cidadão é orientado pelo aplicativo (Meu gov.br) a centralizar o rosto, virar o rosto para a direita, fechar os olhos, sorrir, virar novamente o rosto e fazer a captura da biometria através de foto. Seguindo esses passos, é possível confirmar a vivacidade do cidadão.
  • Prova de identidade: caso a biometria do cidadão a ser validada seja do TSE, será necessário informar o número do título de eleitor e, caso a biometria seja do Denatran, será necessária a Data de Emissão da Carteira de Habilitação.

Fique atento:

O remetente que enviará o SMS será identificado como 280-41. Qualquer mensagem sobre prova de vida que não tenha esse número deve ser desconsiderada, pois não foi enviada pelo INSS. Caso o cidadão que tenha sido notificado tenha alguma dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS para ter mais informações.

Informação importante:

Depois de implementada em todo o Brasil, caso o cidadão não tenha acesso à internet e nem ao smartphone, a prova de vida seguirá sendo realizada nas agências bancárias. A prova de vida digital é uma alternativa segura para que o beneficiário não precise se deslocar até uma agência bancária.

A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança ao próprio cidadão e ao INSS, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios. Importante destacar que a suspensão do pagamento por falta da prova de vida, atualmente, está suspensa devido a pandemia do Coronavírus.

(*)com informação da CMF

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp