A promotora de Justiça Joseana França, Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência do Ministério Público Estadual do Ceará, chamou a atenção, nesta segunda-feira, em entrevista ao Jornal Alerta Geral, para o silêncio de crianças e adolescentes que sofrem abusos sexuais. Joseana deu ênfase a esse aspecto do comportamento de quem é vítima desse tipo de violência ao falar sobre a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) 2019.

A pesquisa realizada pelo IBGE aponta que um, em cada 10 adolescentes, entre 13 e 17 anos, sofreu abuso sexual. Joseana diz que é impressionante o sofrimento de adultos que, quando crianças, foram molestados sexualmente, daí a importância de ações que levem os adolescentes a romperem o silêncio. A promotora de Justiça relatou que o silêncio provoca subnotificação dos casos de violência sexual.

‘’São vários os fatores que levam a essa subnotificação. Um dos principais e maior dificuldade é o silêncio da vítima, temor, vergonha, aquela questão de se questionar “será que eu dei causa”, “será que fui responsável”, é, de alguma forma, o temor de algum julgamento’’, observa Josena França, para quem ‘’a grande maioria dessas vítimas silencia por um período muito grande e só vamos tomar conhecimentos do fato muito tempo depois’’.

ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

Ao conversar com os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, a promotora de Justiça fala sobre as ações do Ministério Público Estadual e os canais disponíveis para as vítimas de violência sexual pedirem proteção e denunciarem os agressores.


Joseana revela que, nesse período da pandemia, aumentou no Ceará o número de casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Aqui, você confere a íntegra da entrevista com a promotora de Justiça Joseana França, Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência do Ministério Público Estadual do Ceará.


JORNAL ALERTA GERAL


Gerado pela Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, o Jornal Alerta Geral tem transmissão pelo satélite da Rede Somzoom Sat para mais de 20 emissoras de rádio no Interior e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.