Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Tramita na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição 243/16, do deputado Lúcio Vale (PR-PA), que assegura o repasse de recursos dos fundos de participação dos Estados (FPE) ou dos Municípios (FPM) diretamente a consórcio público, em caso de inadimplência do ente federado.

Desde 1998, União, estados, o Distrito Federal e municípios podem criar consórcios para a gestão associada de serviços públicos de interesse comum, como iluminação pública e limpeza urbana.

A Constituição determina o repasse de impostos federais (Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI e Imposto de Renda) de 21,5% para o FPE e 24,5% para o FPM a cada ano.

Pela proposta, a transferência poderá ser solicitada pelo consórcio em caso de atraso – não justificado – de pagamentos, superior a 90 dias.

Segundo Vale, apesar de a prática ser crime de improbidade administrativa, municípios têm celebrado consórcio, beneficiam-se do serviço e deixam de pagar. “A situação fica mais dramática pelo fato de que alguns serviços públicos, como iluminação e limpeza pública, não podem ser paralisados.”

O deputado afirmou que proposta incentivará a celebração de mais consórcios públicos ao diminuir riscos de inadimplência.

Condicionante
A proposta condiciona o repasse dos fundos ao pagamento de débitos de estados e municípios com consórcios públicos, desde que previsto em contrato. Atualmente, a Constituição já exige o pagamento de créditos devidos à União por estados e municípios e o atendimento do piso constitucional para a área de saúde.

O texto prevê um prazo de 180 dias após a entrada em vigor para estados e municípios tentarem renegociar débitos com os consórcios públicos.

Tramitação
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) quanto à admissibilidade. Caso seja aprovada, será examinada por uma comissão especial criada especialmente para essa finalidade. Em seguida, será votada em dois turnos pelo Plenário.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp