Lideranças estaduais e municipais do PSDB, PDT e Cidadania mobilizam especialistas e representantes da sociedade para acompanhar, nessa quinta-feira (25), a partir das 18 horas, no Hotel Mareiro, em Fortaleza, o debate com o tema ‘’Segurança Pública: o que fazer”.


O debate terá palestras do coordenador científico do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, e do coordenador do Centro de Estudos em Segurança Pública da PUC-Minas, Luís Flávio Sapori. Os dois especialistas são convidados da Fundação Astrogildo Pereira, do Partido Cidadania, do Instituto Teotônio Vilela, do PSDB, e da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, do PDT.


ANUÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA


O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta dois municípios cearenses – Maracanaú e Caucaia, entre as 50 cidades brasileiras com população superior a 100 mil habitantes que tiveram as maiores taxas percentuais de homicídios, no ano passado.


O texto, com o convite para o debate, assinado pelo PSDB, PDT e Cidadania, destaca, com base nos dados de 2022 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua), que 33,7% da população se sentem insegura ou muito insegura no bairro onde mora. ‘’Isso faz com que o Ceará ocupe a 9ª posição no País entre as unidades federativas com maior proporção de pessoas com percepção de insegurança. Além disso, a pesquisa indica que cerca de 1 em cada 8 pessoas (12,6%) no Ceará, na faixa etária estudada, declara se sentir insegura ou muito insegura na própria casa’’, observa a nota.

PERFIL DOS PALESTRANTES

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), chefe da Divisão de Estudos Socioeconômicos da Fundação Seade, Sérgio Renato é co-autor dos livros “Adolescência e Drogas”; “Crime, Polícia e Justiça no Brasil”; “Segurança Pública e Violência”; e “O Brasil no Contexto 1987-2017”.


Luís Flávio Sapori é doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) (2006). É professor do programa de pós-graduação de Ciências Sociais da PUC Minas e coordenador do Centro de Estudos em Segurança Pública ( CESP – PUC Minas ).


O sociólogo é autor de diversos artigos científicos e de livros, estacando-se Segurança pública no Brasil: desafios e perspectivas, publicado pela Editora Fundação Getúlio Vargas, e Crack: um desafio social, publicado pela Editora PUC Minas.

(*) Com informações do Instituto Teotônio Vilela, do PSDB