As lideranças do PT nos estados se preparam para, em 2024, contar com um importante eleitoral: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar da campanha nas capitais e nos chamados colégios eleitorais estratégicos desde que haja unidade entre as forças aliadas ao Palácio do Planalto. Segundo o senador Eduardo Costa (PE), que é coordenador do grupo de trabalho eleitoral do PT, a participação do presidente Lula nas eleições de 2024 começa a ser discutida no mês de dezembro deste ano ou no começo de janeiro.


“Onde houver um grau de unidade dentro do partido, ou juntamente com a federação e os outros partidos do campo da centro-esquerda, eu tenho a convicção de que esse eventual candidato ou candidata terá um tratamento diferenciado do presidente Lula antes e durante a campanha’’, observou o senador.


Segundo, ainda, Eduardo Costa, onde os partidos da base aliada estiverem em conflitos, o presidente Lula evitará subir ao palanque de um dos envolvidos na disputa pelas Prefeituras das Capitais. No Ceará, o Ministro da Educação, Camilo Santana, o Governador Elmano de Freitas e o líder do Governo na Câmara, José Nobre Guimarães, trabalham para unir o campo progressista, tendo como um dos principais projetos a disputa pela Prefeitura de Fortaleza. O nome mais cotado nesse projeto é do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, que está de saído do PDT e quer se filiar ao PT. A aliança a ser liderada pelo PT na corrida pela Prefeitura de Fortaleza tende a unir o PC do B, PV, PP, Republicanos, PSD e MDB.