A queda de braço que marca os bastidores do Partido dos Trabalhadores teria levado o presidente eleito Lula a convidar o senador eleito Camilo Santana para comandar o Ministério da Educação. As especulações surgem em meio ao noticiário que aponta movimento de deputados federais e senadores do PT para a Educação ser entregue a um militante do partido.
O chamado núcleo duro do PT, formado por lideranças estaduais e nacionais, teria feito restrição ao nome da Governadora Izolda Cela por não ser filiada à sigla e ter, também, proximidade com a Fundação Lemann – organização que trabalha com projetos voltados à melhoria do ensino público.
A queimação ao nome de Izolda gerou divisão no PT. Diante das restrições, o presidente Lula teria feito o convite a Camilo para contemplar o Estado do Ceará com uma importante pasta na Esplanada dos Ministérios. As notícias sobre o possível convite marcam as últimas horas ou últimos dias que antecedem ao anúncio de novos integrantes da equipe do primeiro escalão do novo governo.
Mais cedo, o cearaagora antecipou que a movimentação do deputado federal José Guimarães para ocupar um Ministério estava gerando contratempos para Izolda Cela ter o nome anunciado. Interlocutor do presidente Lula, Camilo Santana continua sonhando com Izolda Cela no Ministério. O nome do senador cearense eleito entrou, também, na bolsa de apostas para o Ministério do Desenvolvimento Regional.