O Ranking do Saneamento Básico, elaborado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados, revela que, nos 100   maiores municípios do Brasil, os indicadores de acesso à água e esgotamento sanitário apontam estagnação no país. Duas cidades do Ceará – Fortaleza e Caucaia, aparecem nos indicadores.

O levantamento mostra que, na Capital, 77,50% dos moradores tem água tratada, enquanto, na cidade de Caucaia, esse índice é de 59,70%. O estudo destaca que os maiores desafios na cobertura de coleta de esgotos ainda permanecem e, entre esses indicadores, Caucaia apresenta apenas 28,34% do número de habitantes  com cobertura de esgotamento. Como fator positivo, Caucaia está na lista de 10  cidades  entre as 100 maiores do Brasil com melhor indicador de investimento sobre a arrecadação.  
 O Ranking do Saneamento Básico considera que, em 2020, com as eleições para renovação das Câmaras de Vereadores e escolha de novos prefeitos, é grande o compromisso dos gestores em fazer avançar os indicadores de água e esgotamento sanitário, sobretudo porque é de responsabilidade do Poder Executivo municipal a titularidade do saneamento.

É papel indelegável o planejamento sanitário, a partir da formulação e execução do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), sendo obrigatória a participação da sociedade civil, destaca o estudo, ao considerar que, nas  Regiões Metropolitanas a decisão do STF, desde 2013, é de que as decisões sejam compartilhadas entre os municípios e estado.

Abaixo, você tem informações mais completas sobre o Ranking do Saneamento Básico baseado nos 100 maiores municípios do Brasil.

CENÁRIO DESAFIADOR

Os maiores desafios na cobertura de coleta de esgotos ainda permanecem no Norte, seguido do Nordeste. Das 10 piores cidades neste indicador, nove são do Norte ou Nordeste, com destaques para as capitais Belém (PA), Manaus (AM), Macapá (AP) e Porto Velho (RO). Lista abaixo:

Tabela 3 – 10 cidades com piores índices de coleta de esgoto:

Município UF IN056 – População com coleta de esgotos (%)
Caucaia CE 28,34
Aparecida de Goiânia GO 23,83
Rio Branco AC 20,49
Jaboatão dos Guararapes PE 19,22
Belém PA 13,56
Manaus AM 12,43
Macapá AP 11,13
Porto Velho RO 4,76
Santarém PA 4,19
Ananindeua PA 2,05

 

CENÁRIO POSITIVO

Na contramão, outras cidades apresentam índices praticamente universalizados em relação à porcentagem de população com acesso à coleta de esgoto.

Tabela 4 – 10 cidades com melhores índices de coleta de esgoto:

TRATAMENTO DOS ESGOTOS NAS 100 MAIORES CIDADES
O indicador médio do tratamento de esgotos nos 100 maiores municípios em 2018 foi de 56,07%; pequeno avanço em relação aos 55,61% de 2017. Segundo o SNIS, a média nacional foi de 46,3%, ou seja, as maiores cidades tratam, na média, mais esgotos que a o país. No entanto, em ambos os casos, o indicador está baixo mostrando ser um dos maiores desafios a serem enfrentados.