O programa “Uma força para a cultura”, criado para atender os profissionais do setor cultural de maior vulnerabilidade socioeconômica, atingidos pelos efeitos econômicos decorrentes da pandemia da Covid-19, é de iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), que visa conceder um auxílio emergencial de R$200 (R$100 por dois meses) para 3.729 trabalhadores da Cultura de Fortaleza.

Para ter direito ao benefício, os profissionais precisam revalidar o cadastro até o próximo dia 14 de abril por meio do site: culturaemergencial.fortaleza.ce.gov.br. O órgão informa que a revalidação é apenas para os solicitantes contemplados na edição do “Programa de Auxílio de Subsistência Emergencial aos Profissionais do Setor Cultural da Cidade de Fortaleza-CE de 2020”, nos termos da Lei n° 11.094, de 18 de março de 2021 e da Portaria 25/2021/SECULTFOR”. Se houver vagas remanescente, será aberto um novo processo de inscrição para novos solicitantes.

De acordo com Secultfor, 1.732 trabalhadores da Cultura já realizaram o cadastro. Deste total, 1.132 foram aprovados em análise técnica. O órgão ainda informa que os solicitantes que tiveram a revalidação aprovada no programa, até o dia 8 de abril, seguem para tramitação de pagamento do benefício.

Na hora de fazer o recadastramento o profissional deve ter em mãos os seguintes documentos: comprovante ou declaração de residência atual (até 90 dias); comprovante de conta bancária em nome do requerente, não pode ser em nome de terceiros e preenchimento de informações e autodeclaração on-line.

Na ocasião, a Secultfor avisa que caso o profissional tenha sido contemplado e esteja tendo problemas de acesso ao site, basta entrar em contato pelo endereço de e-mail: [email protected].

(*) Com informações Câmara Municipal de Fortaleza