A receita nominal do setor de serviços no Ceará no mês de março caiu 5,0% na comparação com fevereiro. O mês em questão foi o primeiro que sofre os impactos da quarentena feita para diminuir a propagação do coronavírus no estado. No país, a maior queda foi registrada no Rio Grande do Norte (-16,3%) e o melhor resultado no estado de Rondônia, onde houve um incremento de 2,7% na receita.

Na média do País, foi registrada uma queda de 7,3%. Já na comparação com março de 2019, a receita de serviços no Ceará apresentou queda de 0,8%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, divulgada nesta terça-feira (12).

Considerando o volume de serviços em março, o Ceará apresentou uma queda de 5,2% ante fevereiro, enquanto no Brasil foi registrada uma retração de 6,9%. O recuo mostra as primeiras consequências da quarentena decretada por estados e municípios, o que fechou muitas empresas e deixou trabalhadores em isolamento social em casa desde meados de março, impedindo qualquer chance de recuperação do setor de serviços.