Com a proximidade do período de entrega da Declaração do Imposto de Renda e o aumento da movimentação digital durante o Carnaval, a Receita Federal reforça o alerta para tentativas de golpe envolvendo supostas pendências fiscais, restituições e regularização de CPF. As mensagens falsas utilizam logotipos oficiais e linguagem semelhante à do órgão para induzir o contribuinte a clicar em links maliciosos ou fornecer dados pessoais e bancários.
Em entrevista ao Jornal Alerta Geral, o auditor fiscal da Receita Federal, Marcondes Fortaleza, explicou que esse tipo de fraude é recorrente e costuma se intensificar em períodos de grande circulação de informações, como o Carnaval e a época de entrega do Imposto de Renda.
“É importante deixar muito claro: a Receita Federal nunca envia e-mails, mensagens por aplicativo ou links para o contribuinte clicar. Qualquer comunicação oficial deve ser feita exclusivamente pelos canais oficiais, como o site da Receita e o portal e-CAC”, destacou.
Segundo o auditor, os golpistas costumam antecipar o período da declaração com mensagens prometendo facilidades na entrega do documento ou agilização da restituição. No entanto, ele alerta que as tentativas de fraude acontecem durante todo o ano.
“Se recebeu uma mensagem em nome da Receita com link para clicar, a chance de ser golpe é altíssima, superior a 95%. Se tem link, é fraude. A orientação é ignorar a mensagem e acessar diretamente o site oficial da Receita Federal para verificar se há alguma pendência”, reforçou.
De acordo com Marcondes Fortaleza, o principal objetivo dos criminosos não é a informação fiscal em si, mas o acesso aos dados pessoais e bancários das vítimas. Ao clicar no link, o contribuinte pode instalar, sem perceber, um software espião no celular ou no computador, permitindo que os golpistas capturem senhas e movimentem contas bancárias.
“O nome da Receita é apenas um chamariz. O que eles querem é que a pessoa clique no link para ter acesso aos dados e às senhas”, explicou.
Preparação para o Imposto de Renda
Além do alerta contra golpes, o auditor orientou que os contribuintes já comecem a organizar a documentação necessária para a Declaração do Imposto de Renda. A recomendação é separar comprovantes de rendimentos, despesas médicas, educacionais e demais pagamentos realizados ao longo do ano-base.
“Crie uma pasta, reúna todos os documentos com calma e, quando o prazo começar, faça a declaração com tranquilidade. A declaração pré-preenchida é uma excelente ferramenta para facilitar o processo”, orientou.
A Receita Federal reforça que qualquer dúvida deve ser esclarecida exclusivamente pelos canais oficiais. A orientação principal é simples: desconfie de mensagens com tom de urgência, promessa de restituição rápida ou ameaça de bloqueio de CPF — especialmente se vierem acompanhadas de links.
