Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O governador Camilo Santana (PT), ao lado do prefeito Acilon Gonçalves (PEN), lança, nesta terça-feira, 26, a partir das 17h, na Avenida Eusébio de Queiroz, no Centro, o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no município de Eusébio. A medida faz parte do projeto do Governo do Estado de levar o BPRaio para as cidades com mais de 50 mil habitantes. Dos municípios da RMF, já foram beneficiadas as cidades de Maracanaú, Caucaia e Maranguape.

Segundo o Governador Camilo Santana, a ampliação do BPRaio tem por  objetivo instalar um “cinturão” de segurança em toda a Região Metropolitana de Fortaleza. São 37 homens, 16 motos e uma viatura 4X4 específica para a atuação no Eusébio, que também vai receber uma sede exclusiva do Batalhão de policiamento motorizado.

O reforço do BPRaio integra a segunda fase de ampliação do batalhão especializado, após a regionalização que instalou nove bases em cidades-polo do Interior. Agora, municípios com mais de 50 mil habitantes já passam a receber o Batalhão. Além das três cidades da RMF contempladas, o Crato também passo recebeu o grupamento, na semana passada. Ao mesmo passo o efetivo da Capital terá sua capacidade operacional dobrada.

Foram instaladas equipes, em outubro e novembro, em três grandes regiões de Fortaleza: Parangaba, Messejana e Vila Velha. Um incremento de 104 policiais, divididos em 14 equipes, com 56 motos e duas viaturas 4×4 exclusivas e mais de R$ 2,8 milhões investidos pelo Governo na aquisição de veículos e equipamentos. Em abril do próximo ano, uma nova leva de 202 policiais também reforçará o grupamento na Capital, dobrando o efetivo operacional do Batalhão. Com os 104 novos profissionais já são mais de 600 policiais do BPRaio apenas em Fortaleza.

Para assumir uma vaga nas equipes do BPRaio o policial precisa se submeter ao Curso de Especialização de Policiamento em Motocicleta, de 280 horas/aula. A preparação é voltada para a chamada “Doutrina Raio”, com temáticas como: Patrulhamento; Perseguição e Abordagem Policial; Prática de Tiro; Resolução de casos de baixa, média e alta complexidade; entre outros temas.

O policiamento motorizado auxilia na guarda ostensiva, dinamizando o atendimento de ocorrências em relação às viaturas convencionais. Com motos, os policiais adentram por ruas estreitas, conseguem fazer manobras mais ágeis, perseguições e abordagens. Além disso, crimes como o tráfico de drogas, roubos e tentativas de homicídios são comumente praticados em motocicletas.

A interiorização do BPRaio iniciou com a instalação de batalhões responsáveis por centralizarem as ações em nove grandes regiões do Estado. Neste sentido, receberam unidades as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro-Sul), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé). Com a segunda etapa, as bases ficam exclusivas para as cidades com mais de 50 mil habitantes. E, consequentemente, os batalhões sediados nas nove cidades-polo podem dar mais atenção a outras localidades.