Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Rei da gafe

É só viajar para o exterior, que Temer dispara a cometer gafes. É uma atrás da outra. Se não cair antes, vai ganhar do Lula e da Dilma. Depois de sair de mais uma sessão plenária do G20, em Hamburgo, na Alemanha, ele gravou um vídeo no qual diz: “Cada país fez um relato daquilo que está fazendo no seu país, como eu pude fazer um relato daquilo que nós estamos fazendo no Brasil, gerando exatamente inflação baixa, reduzindo os juros, fazendo voltar o desemprego e combatendo a recessão.” Então tá.

Duvido não

O senador tucano Cássio Cunha Lima, noticia o Painel (Folha de S. Paulo), disse a investidores que “o governo caiu” e “dentro de 15 dias o país terá um novo presidente”. Também afirmou que, com Michel Temer, as reformas não passarão e que, com Rodrigo Maia na presidência, haverá mais estabilidade. Quinze dias, evidentemente, é força de expressão. O prazo é, estima-se, de dois a três meses. O governo acabou, só falta ser saído; o PSDB desembarcou, só falta cair fora do navio”.

Quem, eu?…

Primeiro na linha sucessória para assumir o Planalto, presidente da Câmara já teria mudado comportamento e começado a considerar a possibilidade de Temer não chegar ao fim do mandato. Partidos como PP, PSB, PSD e DEM apoiam o prosseguimento da denúncia contra Temer. e o PSDB já sinaliza apoio caso Maia suba de cargo.

Não é uma Brastemp

Apesar de Tasso achar que ele segura as pontas, por uns seis meses, alguns tucanos consideram Rodrigo Maia muito limitado para ocupar a Presidência. Mas depois que o Lula plantou a Dilma no Planalto, tudo pode. Se Rodrigo Maia mantiver a equipe econômica e conseguir fazer uma reforma mínima da Previdência, ele já terá sido um ótimo

presidente. Não é pedir muito. Outra vantagem de Rodrigo Maia no Planalto: ele é do DEM, um partido que não tem a menor chance de fazer um presidente da República em 2018. Maia não atrai amores nem ódios.

Estratégia

Todo dia, o Governo do Estado faz um evento (e publica páginas e mais páginas nos impressos e divulga anúncios – alguns bem ridículos no rádio e na TV) sobre realizações na área da segurança pública. Infelizmente nem os bandidos e nem a população estão dando muito crédito, pois a violência e o sentimento de inseguranças das pessoas continuam crescentes no Ceará. Tenho certeza que a estratégia não é por aí.

Estratégia 2

Nesta segunda-feira (10), por exemplo, com toda pompa de sempre Camilo Santana e André Costa (secretário de Segurança) entregam 329 novas viaturas para segurança. Maravilha! Só lembrando, carro novo (Cid Gomes, como as suas Hiluxs de luxo e Ronda do Quarteirão, que o diga) não resolve o crônico e gravíssimo drama da segurança pública. Sim, para quem quiser ver a cena, vai ser, às 9 horas, em cerimônia no estacionamento externo da Arena Castelão. Outra, parada custou mais de R$ 28 milhões.

Sabidão

“A melhor situação para a crise política do Brasil seria a renúncia imediata do presidente Michel Temer, porque a continuar do jeito que está vai piorar ainda a economia do País.” – A opinião é do deputado federal Odorico Monteiro, presidente estadual do PSB. “Com a permanência de Temer no comando do País, cada vez a coisa fica mais grave e quem vai sofrer mais ainda é a população brasileira, principalmente a classe trabalhadora.” Então tá.

Resposta boa

Moses Rodrigues diz que quer unificar, no mesmo dia e ano, as eleições de vereador a presidente da República. Ele argumenta que o projeto reduz os custos das campanhas e das eleições. Moses propõe que a ideia seja incluída na reforma política que está sendo discutida no Congresso, como uma resposta positiva dos políticos à sociedade brasileira, cansada de tanta patifaria da classe.

Tá é longe

Para continuar a Transnordestina será preciso ainda um investimento de mais de R$ 7 bi, segundo o tucano Raimundo Gomes de Matos, que visitou a região com outros deputados e afirma que a obra ainda está longe de ser concluída, sem nenhuma previsão. Apesar da importância econômica do projeto, segundo Raimundo, o pior é que o governo federal não tem esse dinheiro.

Top 10

O Airbnb (site internacional de acomodações) revela que Fortaleza está entre as dez cidades brasileiras mais procuradas como destino para o mês de julho. Além da capital cearense, que aparece em 5º lugar na pesquisa, a cidade de Aquiraz também lidera o ranking em 9º lugar. As únicas do Nordeste citadas no levantamento. Ainda de acordo com o portal de hospedagens, Fortaleza cresceu 126% em número de reservas para julho, em relação ao ano passado. Aquiraz também registrou crescimento de 106% no mesmo período.

Cumeeira

A construção civil tem uma expectativa muito grande de que no segundo semestre deste ano poderá haver crescimento na comparação com o primeiro semestre, que

foi péssimo, e também do ano passado. Quem acredita é o diretor do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, Armando Cavalcante. “A expectativa do segundo semestre, não só na construção civil, mas nas demais áreas, é sempre boa e agente acredita que dessa vez vai haver crescimento”, arrisca. Ele observou que essa melhora deverá acontecer, apesar da crise política está se agravando cada vez mais.

Made in Ceará

A professora Kalyne Leal, do Departamento de Farmácia da UFC desenvolve matérias-primas e medicamentos à base das plantas medicinais Amburana cearenses (cumaru) e Justicia pectoralis (chambá). O estudo visa a aplicação no tratamento da asma leve a moderada. O trabalho conta com o apoio da Funcap, através de bolsas de pesquisa e apoio técnico para o desenvolvimento do estudo e recursos financeiros que têm viabilizado a compra de equipamentos e materiais de consumo.

Das antigas

O chambá e o cumaru já são utilizados popularmente, na forma de chá ou lambedor, no tratamento de asma, tosse, febre, dor e bronquite. O projeto de pesquisa coordenado pela professora tem o objetivo de inovar e agregar mais tecnologia na produção de medicamentos que tenham como base essas duas plantas. Os estudos buscam o desenvolvimento de insumos farmacêuticos e fitoterápicos padronizados, produzidos com controle de qualidade, avaliação de segurança e eficácia pré-clínica.

Remédio caseiro

A asma é uma doença crônica que atinge cerca de 10 milhões pessoas em todo o Brasil e é uma das principais causas de internamentos no SUS, segundo o Ministério da Saúde. Kalyne ressalta que a meta do estudo é oferecer

para a população mais uma opção de medicamento para auxiliar o tratamento da asma leve a moderada “apresentando vantagens em relação à farmacoterapia atual da doença, especialmente as relacionadas à incidência de efeitos colaterais”.

Economia

A professora afirma que a partir de um extrato vegetal padronizado com propriedades farmacológicas e segurança comprovada (pré-clínica e clínica), podem ser formulados medicamentos como cápsulas, comprimidos, xaropes e cremes. Ela destaca que um dos benefícios do trabalho é que a produção de remédios a partir de matéria-prima da flora local irá gerar oportunidades e contribuir para a economia do Ceará.