Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Foto: Câmara Municipal de Fortaleza

Tramita no Legislativo o projeto de Indicação nº 740/2021, de autoria do vereador Ronaldo Martins (Republicanos), que institui o Programa Municipal de Prevenção da Saúde dos Pés na rede de saúde de Fortaleza. A iniciativa visa prevenir, diagnosticar e tratar diversos tipos de patologias e lesões que o cidadão, em especial o diabético, pode apresentar nos pés.

“As atividades preventivas que propomos irão melhorar a qualidade de vida e reduzir os casos de amputações que são extremamente nocivos, sobretudo, ao aspecto emocional do paciente”, pontuou o vereador, ressaltando que nos casos dos pacientes diabéticos o cuidado deve ser ainda maior.

O projeto estabelece que os pacientes deverão ser consultados por profissionais de podologia qualificados, com finalidade exclusivamente terapêutica, que prestarão atendimento clínico, de emergência e de orientação. Para a organização e execução do programa, a Prefeitura de Fortaleza, além de usar a estrutura da rede saúde pública municipal, poderá firmar convênios com outras instituições públicas e privadas.

O referido projeto ainda ressalta que o serviço de orientação poderá ser oferecido na própria consulta ou em forma de atividades educativas, esclarecendo e ensinando como prevenir complicações relacionadas às lesões dos pés, ou em campanha educativa para demostrar a importância do cuidados com os pés, de forma a evitar complicações no tratamento, especialmente os diabéticos.

(*) com informações da Câmara Municipal de Fortaleza

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp