O Jornal Alerta Geral abre espaço, neste sábado, a partir das 7 horas da manhã, pelo rádio e pela Internet, para explicar quais as condições que as mulheres precisam apresentar para receber o salário-maternidade.

O benefício, com quatro parcelas, é pago após o nascimento do bebê ou em caso de aborto não criminoso, de feto natimorto e de guarda judicial para fins de adoção. As dúvidas podem ser enviadas para o whatsApp (85) 99273.4353 .

LINHA DIRETA PARA QUEM TEM DÚVIDAS: whatsApp (85) 99273.4353 

O salário maternidade é garantido a trabalhadoras urbanas, rurais e domésticas. O valor mensal corresponde à remuneração integral que a trabalhadora recebe. No caso de empregada doméstica, o benefício é de um salário mínimo.

O professor e advogado Paulo Bacelar explica, no Jornal Alerta Geral, que as mulheres precisam estar na condição de segurada para receber o salário maternidade. Ele dá detalhes sobre esses critérios, faz cálculos sobre o chamado período de graça, mas é direto: sem vínculo com o INSS, a mulher não tem direito ao benefício.

GRAVIDEZ E PAGAMENTO AO INSS

Uma das dúvidas é do ouvinte Matheus Oliveira, da cidade de Brejo Santo, que pergunta se a cunhada, grávida de dois meses, que nunca contribuiu para o INSS, mas faz parte da categoria de agricultura, tem direito ao benefício. Matheus pergunta, ainda, como dar entrada no pedido do auxílio. A explicação está nesta edição do Jornal Alerta Geral.

GRÁVIDA, SEM CONTRIBUIR, MAS COM 6 ANOS NA CARTEIRA

A ouvinte Bruna, de Sobral, diz que está grávida de quatro meses, sempre trabalhou de carteira assinada e, atualmente, deve ter mais ou menos 6 anos de contribuição para o INSS. Bruna quer saber, se, nessas condições, terá direito ao salário maternidade.

Outra dúvida sobre esse tipo de benefício foi encaminhada pela ouvinte Mariana, do Município de Aracoiaba, com o seguinte relato: a sobrinha está grávida, mas nunca contribuiu para o INSS e quer saber se ela pode ser contemplada com o salário maternidade.

DÚVIDAS ESCLARECIDAS, ORIENTAÇÃO SEGURA

O professor e advogado Paulo Bacelar responde às perguntas, esclarece e orienta homens e mulheres sobre todos os benefícios previdenciários – aposentadoria rural e urbana, aposentadoria por invalidez, salário maternidade, auxílio-doença, auxílio-acidente, pensão e, por exemplo, BPC (Benefício de Prestação Continuada).

REDES SOCIAIS


O Jornal Alerta Geral ‘Especial Caminhos da Aposentadoria’ tem a maior rede de educação previdenciária do Brasil pelo rádio e pela internet. São, pelo menos, 35 emissoras de rádio que, aos sábados, transmitem o Alerta Geral a partir dos estúdios da FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza. O Alerta Geral tem transmissão, também, pelas redes sociais do @cearaagora.

LEIA MAIS