Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho (PDT), utilizou a tribuna nesta terça-feira, 18, para defender a reforma política. De acordo com o parlamentar, é preciso revisar as formas de como a política é realizada para que os problemas que sempre existiram possam ser contornados.

Salmito disse que os políticos devem viver a ética política, trabalhar de acordo com o que as leis dizem e afirmou que quem não trabalha de acordo com as leis está sendo corrupto. “A ética é a lei, a legalidade. Quem comete ilegalidade, comete um ato corrupto. Não importa qual seja o partido. Precisamos dizer ao povo brasileiro que a ética na política é a lei e que ela precisa servir do maior ao menor”, explicou.

Em seguida, Salmito Filho falou que é preciso ocorrer a reforma política, ressaltando os grandes custeios de uma eleição para cargos no Legislativo e Executivo. Para o parlamentar o debate e as novas regras precisam ser claras. “Ou a gente encara de frente ou faz de conta que se faz debate. Ou se faz novas regras, novas leis para 2018, ou vamos repetir os mesmos problemas que tivemos nos anos anteriores. Esse debate tem que ser dito claramente”, afirmou.

O parlamentar comentou que a reforma política tem que ser debatida com mais avidez na Câmara dos Deputados e que é preciso discutir com mais atenção o financiamento público de campanha. Para o vereador, o financiamento público vai significar maior transparência.

“Nós lamentamos o momento que o país vive, mas é  o momento de mudar e passar a limpo. É agora que mudamos ou não mudamos. Temos que chamar atenção do problema, ir até a raiz e ver o que podemos fazer para superar. Esse é o momento do país passar a limpo, de se consolidar, dos partidos mudarem. Vamos fazer a reforma política e trazer o financiamento público junto com um conjunto de regras, com uma prática que não traga a ilegalidade”, concluiu.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza