O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto, anunciou que ocorrerá no dia 31 de maio a audiência pública sobre o corte de recursos destinados às instituições federais de ensino superior, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). O debate ocorrerá no segundo expediente, no plenário 13 de Maio, com a presença de reitores, professores e alunos das instituições. A discussão foi agendada para uma sexta-feira, tendo em vista a possibilidade de participação de representantes cearenses no Congresso Nacional.
O consenso é para o dia 31 de maio, uma sexta-feira, utilizar o segundo expediente da Casa, aproveitando a chegada da bancada federal do Ceará, afirmou.
Na manhã desta terça-feira (14) o deputado José Sarto enalteceu a importância das universidades para a produção de conhecimento.
A revolução científica só é e só foi possível por causa da pesquisa, por causa do conhecimento. Tirar a inteligência de um povo, não deixar produzir a inteligência é a maior desinteligência que eu já vi desse curto tempo de governo, com essa proposta, argumentou.
Durante a sessão plenária, o presidente da Assembleia ainda citou reunião realizada na última segunda-feira, no Palácio da Abolição, com a participação do governador Camilo Santana, do senador Cid Gomes, de integrantes da bancada federal cearense e dos reitores de instituições federais de ensino superior no Ceará. Um dos encaminhamentos foi a definição de audiência pública no plenário da Assembleia.
Tivemos uma reunião com todos eles (reitores) e eles mostrando a preocupação, a dificuldade. Todos eles vão vir juntamente com o corpo docente e discente, reforçou o chefe do Parlamento.