Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Prefeitura de Caucaia por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) finalizou o planejamento das ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) para 2020. As ações são organizadas por eixos e contempla mobilização, identificação, proteção social, monitoramento e avaliação.

O objetivo é fortalecer a rede de sistema de garantia de direitos e sensibilizar a população para as crianças estudarem e não trabalhar. Conforme a assistente social e gerente do Peti no município, Ana Claudia Monte, o trabalho infantil ainda é uma realidade dos municípios cearenses.

“É preciso realizar atividades intersetoriais para que juntas, as secretarias municipais estabeleçam diretrizes e alcancem as crianças e adolescentes de Caucaia, vítimas do trabalho infantil”, conta sobre o trabalho de união entre Educação, Saúde, Assistência Social, Educação, CAD Unico, Conselho Tutelar e Esporte de Caucaia.

No leque das ações se destaca a capacitação dos agentes comunitários de saúde, professores e técnicos da SDS, além de campanhas educativas com a participação dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas), blitz educativa, sensibilização na imprensa local, fortalecimento do PETI/PETECA, dentro várias outras ações.

As atividades serão desenvolvidas também com a realização de oficinas temáticas nas escolas e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e visitas ao setor de comércio, que tem a maior incidência de trabalho infantil no município.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp