A Secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, disse, nesta segunda-feira (18), em entrevista ao Jornal Alerta Geral, que a Petrobras precisa sentar à mesa com os Governos dos Estados para discutir uma nova política de controle dos preços dos combustíveis. Segundo Fernanda, a responsabilidade maior pelo preço elevado do diesel, da gasolina e do gás de cozinha é da Petrobras que está sempre em busca do lucro.


Durante a entrevista, a Secretária da Fazenda voltou a alertar que, com a proposta aprovada pela Câmara e que está tramitando no Senado, que altera regras do ICMS sobre os combustíveis, o Estado do Ceará perderá, anualmente, R$ 680 milhões. Ela disse, ainda, que as perdas para os 184 municípios do Ceará serão de R$ 180 milhões por ano.

O projeto que mudar as regras da cobrança do ICMS sobre os combustíveis entrou, como prioridade, na agenda dos governadores e prefeitos que, nesta semana, se mobilizam para barrar o avanço da proposta no Senado, como conta a repórter Gizelle Andrade.

Acompanhe a íntegra da conversa da Secretária Fernanda Pacobahyba, que, nesta entrevista ao Jornal Alerta Geral, ao ser questionada sobre os recursos para o pagamento da segunda parcela do 13º salário para os servidores estaduais, respondeu que a grana já está guardada. O dinheiro será liberado na primeira quinzena de dezembro, mas a data precisa será anunciada pelo governador Camilo Santana.