A longa espera para a realização de consultas e exames é uma realidade que atinge muitas cearenses. Para buscar uma solução para o problema a Secretaria da Saúde de Sobral está realizando uma força-tarefa para reduzir o tempo de espera por consultas e exames especializados no município.
Além das unidades de saúde municipais e estaduais, clínicas particulares conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) também farão parte dos equipamentos que irão fornecer os serviços em três turnos nos dias úteis e de 8h às 12h aos sábados, até a atualização da fila de espera. Os pacientes serão atendidos no Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Policlínica, Santa Casa de Misericórdia e clínicas especializadas da rede particular.
De acordo com a secretária da Saúde de Sobral, Regina Carvalho, entre os exames com maior demanda destacam-se ultrassom, endoscopia e colonoscopia. Já entre as consultas, o destaque fica para as especialidades de neurologia, neuropediatria, endocrinologia e dermatologia.
O contato entre Secretaria e pacientes está sendo feito através de ligações telefônicas e por mensagens de texto, por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp. A medida visa otimizar o processo e torná-lo mais eficaz.
Ainda de acordo com Regina Carvalho, a partir do mês de março, o agendamento de consultas especializadas e exames serão informados somente por telefone, salvo casos específicos em que o paciente não tenha acesso à tecnologia.
*(Com informações da Prefeitura de Sobral)