Secretária de Educação destaca medidas que abriram caminhos para 27 mil alunos da rede pública estadual chegarem à universidade

Foto: Reprodução

O Ceará alcançou, em 2025, um marco histórico na educação pública: 27.690 estudantes da rede estadual conquistaram vaga no ensino superior. O número é recorde e consolida o estado como uma das principais referências nacionais em políticas educacionais.

A Secretária de Educação de Estado, Jucineide Fernandes, afirma, em entrevista ao Jornal Alerta Geral, que o conjunto de investimentos, a ampliação do ensino em tempo integral, a valorização dos professores, o fortalecimento da alfabetização e a modernização da estrutura escolar consolidaram os caminhos para os mais de 27.000 alunos conquistarem uma vaga no ensino superior.

Nós estamos numa crescente na rede estadual do Ceará. Era algo que há vinte anos não chegava para o estudante da escola pública, um estudante que alcançava o ensino superior da escola pública era uma era uma novidade e a gente vem construindo esses números com professores com as escolas com os estudantes suas famílias que tornam ainda mais a educação cearense referência para o Brasil”, afirmou a secretária.

Segundo Jucineide, atualmente, 88% das escolas estaduais ofertam ensino médio em tempo integral, ampliando a permanência dos estudantes na sala de aula e fortalecendo o desempenho educacional.

Outro destaque é o investimento em tecnologia e inclusão digital. Somente em 2026, mais de 53 mil tablets já foram entregues para estudantes da rede estadual. Ainda neste mês de maio, novas entregas serão realizadas em Fortaleza. O Governo do Estado também prepara a distribuição gratuita de tênis para complementar o fardamento escolar.

Na alfabetização, o Secretária de Educação destaca medidas que abriram caminhos para 27 mil alunos da rede pública estadual à universidade.

Estamos construindo escolas para garantir o tempo integral, formação dos nossos professores engajamento da nossa rede de professores na verdade de todos os trabalhadores de educação cearense gestores, servidores todos os funcionários das nossas escolas. A educação cearense se tornou um bem coletivo como deve ser a educação em todos os territórios e eu sempre digo também tem a nossa inteligência do cearense, dos nossos estudantes o comprometimento das famílias de quererem por meio da educação garantir mobilidade social, garantir justiça social, futuros mais justos para todas as pessoas. Então, é preciso também de vontade política precisa de investimento precisa de recurso e é o que a gente tem feito nos últimos anos garantindo o piso dos professores, investindo na infraestrutura das escolas, climatizando as salas de aula, nós já estamos com mais de 50% das salas de aula climatizadas e é um compromisso também nosso de fazer tudo isso então garantindo essa infraestrutura para que os estudantes possam ter mais condições de aprender”, disse Jucineide.

A política de valorização do magistério também aparece como um dos pilares dos avanços educacionais. O Ceará é apontado como o estado com a melhor carreira do magistério do Brasil. Entre as medidas adotadas em 2025 estão o reajuste salarial de 5,4% para os professores e o anúncio de concurso público com 2 mil vagas para a área da educação.