Dez mergulhadores farão uma vistoria no mar de Canoa Quebrada, no litoral leste, neste sábado (26), em busca de tufos do óleo derramado em alto mar. A operação inédita será coordenada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), responsável pelo monitoramento do litoral, e terá o apoio da Marinha e de barraqueiros locais.

A ação foi decidida, depois que técnicos do monitoramento da Semace perceberam que o óleo, denso e viscoso, fica abaixo da coluna d’água, dificultando a visualização, desde helicópteros ou embarcações. A manchas localizadas, na última quarta-feira (23), durante um sobrevoo da Semace, próximas a Aracati, estavam semissubmersas.

As duas manchas foram removidas pela marinha, no mesmo dia. Mas ficou a suspeita de que tufos do óleo tenham afundado ou que estejam se deslocando debaixo d’água, rumo à praia. Canoa Quebrada, uma dos destinos mais visitadas pelo turista no estado, foi uma das praias atingidas pelo óleo.

Voluntários

Os dez mergulhadores são voluntários. Eles integram a operadora de mergulho Mar do Ceará. Os profissionais farão a vistoria a cerca de dez quilômetros da costa. Eles viajarão em embarcações da marinha. A partida será às 8 horas, em frente à barraca do Antônio Coco. O retorno está previsto para 12 horas.