Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Dois novos cursos de aperfeiçoamento profissional na área de Energias Renováveis estão disponíveis no SENAI Barra do Ceará: Tecnologia em Energia Eólica (a partir do dia 29/05) e NR10 Complementar (SEP) para Parques Eólicos.

O curso de Tecnologia em Energia Eólica possui como objetivo promover conhecimentos para identificar as tecnologias e os processos de geração de energia eólica. É desenvolvido em 32 horas e exige, como pré-requisitos, idade mínima de 16 anos e ter curso técnico na área elétrica ou formação superior incompleta na área elétrica. O curso é direcionado aos profissionais que desejam obter os conhecimentos fundamentais no setor de energia eólica.

Já o curso de NR10 Complementar (SEP) para Parques Eólicos objetiva proporcionar a aquisição dos fundamentos básicos de segurança no sistema elétrico de potência voltado para parques eólicos, para maior segurança nos trabalhos que envolvem o uso da eletricidade, abordando os princípios e condições inseguras aos quais estão submetidos os trabalhadores, bem como os procedimentos cabíveis a serem tomados a fim de evitar acidentes nas atividades do Sistema Elétrico de Potência ou em suas proximidades.

A carga horária do curso é de 40 horas e exige os seguintes pré-requisitos: ter no mínimo 18 anos completos, ter concluído 7º ano do ensino fundamental, comprovar por meio de certificado a realização do curso de NR 10 Básico Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

Além desses cursos na área de energias renováveis, o SENAI oferece as qualificações em de Montador e Montagem de Sistemas Fotovoltaico. Os cursos são realizados no SENAI Barra do Ceará e são uma realização do SENAI Ceará em parceria com Agência de Cooperação Alemã (GIZ) , Sindienergia e o Núcleo de Energia da FIEC. A GIZ, que é uma agência de cooperação alemã tem uma parceria com o SENAI nacional no qual o SENAI Ceará tem destacada participação.

O SENAI/CE já formou várias turmas de técnicos em sistemas fotovoltaicos seguindo a metodologia proposta por consultor da GIZ que tem orientado a realização dos cursos em todas suas etapas. O coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, explica que o SENAI Ceará tem se empenhando em programar a realização de cursos voltados para energia eólica, área que necessita de profissionais qualificados em todas as etapas da cadeia produtiva, desde a fabricação de componentes e aerogeradores, até a operação e manutenção de usinas eólicas já em funcionamento.

“Destaco nessa cadeia, a fabricação de pás para aerogeradores, pois no Ceará localizam-se dois grandes fabricantes desse componente. Sendo o setor das energias renováveis o que mais cresce no Brasil, com grande destaque no Ceará, antevejo que esse será um dos segmentos que exigirá maior dedicação do SENAI em futuro muito próximo”, complementa a explicação.

O gerente do SENAI Barra do Ceará, Sales Brandão, esclarece que a unidade vem se tornando um centro de qualificação de mão de obra para energias renováveis. ” O desafio proposto à nossa Unidade foi de tornar-se referência na capacitação de profissionais no setor de Energias Renováveis. Estamos analisando, juntamente com a Unidade de Educação (UNED) do SENAI Ceará, Núcleo de Energia do Sistema FIEC e GIZ a implantação de novos cursos em outras modalidades de ensino, inclusive cursos pós-técnico para atendimento aquele setor”, revela.

Com SENAI