A construção de prédios e edifícios é, claramente, cada vez mais essencial na sociedade. Mas você já parou para pensar em como surgiu a engenharia civil? É de se esperar que os engenheiros estavam presentes nas populações antigas quando pensamos na construção das pirâmides do Egito, os aquedutos romanos, Machu Picchu e outras construções icônicas. Eles também estavam envolvidos na base matemática e física que forma a engenharia, como o bom e velho teorema de Pitágoras. Vamos pensar um pouco em como surgiu tudo isso?

De acordo com a história, o primeiro engenheiro civil foi Imhotep, um dos funcionários do faraó que projetou e construiu a pirâmide de Djoser. Isso aconteceu por volta de 2630 – 2611 a. C. Além disso, ele também foi considerado o primeiro arquiteto da história antiga.

Mas naquela época eles não costumavam chamar essas pessoas de “engenheiros”, isso porque a palavra só começou a ser usada no século XI e é derivada do latim “ingeniator”. Ela era usada para definir alguém que criava invenções engenhosas e práticas. Leonardo da Vinci, por exemplo, tinha o título de Ingegnere Generale devido a suas engenhosas ideias. Suas notas revelam que os engenheiros da época começavam a questionar sobre uma avaliação do “como” e “por que” funciona.

A engenharia moderna surgiu na revolução científica, com a obra de Galileu, que buscava explicações sistemáticas e adotava uma abordagem científica para problemas práticos. Já deu para perceber que a engenharia caminha lado a lado dos filósofos e matemáticos, não é?! A primeira fase da engenharia terminou com a Primeira Revolução Industrial, quando as máquinas começaram a substituir os homens. Enquanto isso, os franceses aprimoravam a Engenharia Civil com foco na matemática e criavam o ensino de engenharia com o patrocínio do governo. Do outro lado, os britânicos estavam focados na Engenharia Mecânica. Nesse contexto, o ensinamento técnico da engenharia passou a ser educação universitária.

Com a Segunda Revolução Industrial, surgiram as engenharias elétrica, química e outras áreas voltadas para telecomunicações. Isso mudou as produções e houve um avanço tecnológico. Com a era da informação, novas engenharias ganharam espaço, como a eletrônica, computação, software, controle e automação. O tempo foi passando e a preocupação com o planeta se tornou necessária, fazendo surgir as engenharias voltadas para a sustentabilidade, como ambiental e florestal. Já as engenharias com foco na gestão, qualidade e produção surgiram acompanhando as tendências de mercado e a necessidade de profissionais especializados.

O mundo da engenharia realmente é repleto de histórias e diferentes ramos, isso já deu para perceber, não é mesmo? E você sabia que foi assim que a engenharia começou a dar seus primeiros passos e chegar ao que é hoje?