A vice-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Ceará (Sinepe), Andréa Nogueira, fez, nesta segunda-feira (15), durante entrevista ao Jornal Alerta Geral, um apelo para o Governo do Estado autorizar o início das aulas presenciais para estudantes da primeira e segunda séries do ensino médio e, também, do nível superior. O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela Rádio FM 104.3 – Grande Fortaleza, tem transmissão pela Internet e por outras 24 emissoras no Interior do Ceará.
Andrea argumenta que essa medida é importante até mesmo para evitar que, ao circularem e participarem de reuniões com aglomerações, os jovens acabem sendo infectados pela Covid-19.
“A escola é um espaço onde a gente também educa e disciplina crianças, adolescentes e adultos. Nós temos contribuído bastante para essa nova cultura da utilização da máscara e do distanciamento social. Para você ter uma ideia, no início de cada aula há um reforço sobre esses cuidados que nós devemos nessa época de pandemia”, destaca Andréa.
Ela disse que as aulas presenciais ajudarão os estudantes a superarem a ansiedade que os afetam nesse período da pandemia. Andrea disse, ainda, que as escolas são ambientes seguros e que as medidas adotadas para evitar a transmissão da Covid-19 são rigorosas e estão dando resultados.
“Nós gostaríamos de solicitar que o Governo do Estado autorize o retorno do 1º e 2º ano do ensino médio, que ainda não teve a autorização, e também os do ensino superior. É muito importante esses adolescentes, jovens e adultos que estão com psicológico abalado devido essa síndrome e não se justifica essas turmas estarem fora dos espaços da escola. Até mesmo porque é o grupo que sai do para festas e praias”, completa Andréa.