Reajuste anual de mais de 11 milhões de segurados do INSS será anunciado nesta sexta-feira

Compartilhe:

Milhares de aposentados e pensionistas do INSS que recebem acima do piso nacional esperam o reajuste anual. De acordo com o órgão, nesta sexta-feira (10), cerca de 11,7 milhões de segurados devem ser informados do novo valor. O reajuste é feito com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado de janeiro a dezembro de 2019. Esse indicador , que mede a alta do custo de vida para famílias com renda de até cinco salários mínimos, é o parâmetro para o aumento dos benefícios previdenciários de maior valor.

Este ano, não há garantia de que os segurados do INSS que ganham mais do que o salário mínimo terão aumento acima da inflação, o chamado ganho real, pois a fórmula de reajuste aplicada até 2019 deixou de existir.

No caso dos segurados que recebem acima do piso nacional, a correção salarial será aplicada sobre os benefícios de janeiro pagos nos cinco primeiros dias úteis de fevereiro, de acordo com o número final do cartão de pagamento.

Além disso, outros 23 milhões de beneficiários do INSS, entre eles milhares de cearenses, que ganham apenas o piso nacional vão passar a receber R$ 1.039, entre os cinco últimos dias úteis de janeiro e os cinco primeiros de fevereiro.

O Benefício de Prestação Continuada, pago pelo INSS a idosos e pessoas com deficiência carentes, também baseia-se no salário mínimo nacional. Por isso, os beneficiários terão o valor corrigido pelo piso.

 

Compartilhe:

Leia a Anterior

Com a demora na concessão do benefício de aposentadoria, segurados que fizeram o pedido terão direito aos atrasados

Leia a Próxima

Cultura in Foco: Dragão do Mar segue com programação especial para as férias