Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
A Assembleia Legislativa realiza, nessa sexta-feira (02), às 18h30, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem aos 109 anos de implantação da educação profissional e tecnológica e aos 10 anos de criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A solenidade atende a requerimento dos deputados Roberto Mesquita (PSD) e Carlos Matos (PSDB).

O deputado Carlos Matos destaca que a rede Federal de educação profissional e tecnológica, criada em 23 de setembro de 1909 por meio do Decreto nº 7.566, revolucionou a educação dos jovens brasileiros e possibilitou que os alunos formados nos cursos técnicos ingressassem no ensino superior em área equivalente à da sua formação.

Ainda segundo o parlamentar, as instituições ganharam, com o passar do tempo, autonomia didática e de gestão, intensificando a formação de técnicos – mão de obra indispensável, diante da aceleração do processo de industrialização brasileira.

“Portanto, vê-se claramente a importância da Rede Federal para a expansão da oferta e melhoria da qualidade da educação brasileira, oferecendo cursos de qualificação de ensino técnico, superior e de pós-graduação, sintonizados com as necessidades de desenvolvimento local e regional”, explica Carlos Matos.

Em 29 de dezembro de 2008, por meio da Lei nº 11.892, foram criados os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, vinculados ao Ministério da Educação. Entre eles está o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

De acordo com o deputado Carlos Matos, o IFCE se consolida como instituição de ensino inclusivo e de qualidade e tem a missão de produzir, disseminar e aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos na busca por participar integralmente da formação do cidadão, tornando-a mais completa e visando sua total inserção social, política, cultural e ética.

“O IFCE é uma instituição de educação superior, básica e profissional, especializada na oferta da educação profissional e tecnológica em diferentes modalidades de ensino, tendo como visão se tornar padrão de excelência no ensino, pesquisa e extensão na área de Ciência e Tecnologia”, ressalta o parlamentar.

Durante a solenidade, serão homenageados o ex-diretor e ex-procurador federal do IFCE, Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe (in memoriam), e o atual reitor do IFCE, Virgílio Augusto Sales Araripe.

Com informação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp