Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, participará do II Congresso Internacional de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas (Previne 2017). O evento será realizado na cidade de Florianópolis-SC, no período de 6 a 8 deste mês.

Organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Cidadania (Senad), o Previne 2017 visa reunir pesquisadores, acadêmicos, profissionais, gestores públicos e sociedade civil. O tema central será “As várias faces da violência na relação com o uso de drogas”.

A SPD terá participação efetiva no congresso através da apresentação do tema. “Fortalecimento da comunidade e prevenção ao uso de drogas: experiência de um programa no Estado do Ceará”. Na ocasião, a coordenadora de Interlocução Interinstitucional, Lidiane Rebouças, mostrará os resultados do programa Fortalecendo Minha Comunidade, desenvolvido pela Secretaria em 18 localidades cearenses.

Lidiane Rebouças também abordará a evolução e resultados dos programas federais de prevenção às drogas – Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes – no Ceará, desenvolvidos desde 2015, com acompanhamento e supervisão da SPD. A gestora ainda apresentará o Juventude em Ação (JA), programa de prevenção criado no Estado e voltado para estudantes do ensino médio.

De acordo com a organização do Previne 2017, a ideia é buscar e compartilhar conhecimentos e experiências práticas que abordem a temática em pauta, mas também propiciar um espaço para a reflexão acerca de  vários outros aspectos das práticas no campo da dependência química. Pretende-se, ainda, impulsionar debates, articular pesquisas e subsidiar políticas públicas que fortaleçam a cidadania, os laços sociais e as redes comunitárias e de serviços, bases para uma sociedade com menos violência.

A secretária Aline Bezerra Câncio destaca a importância da sua participação e de técnicas da SPD no Previne 2017, enfatizando a oportunidade de troca de conhecimentos e experiências no âmbito das políticas sobre drogas que possam ser desenvolvidas no Ceará pela SPD, além da realização de contatos para parcerias.

Com informação do Governo do Estado do Ceará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp