Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) visita, nesta quarta-feira (26), dois municípios da região do Sertão de Canindé. Técnicas da pasta estarão em Paramoti e Caridade.

A programação nos dois municípios envolve a realização de rodas de conversa com profissionais da Saúde, Assistência Social e Educação, além de membros de conselhos tutelares e pessoas que atuam na área da prevenção às drogas, para fomentar a criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compods) nas duas cidades interioranas.

O primeiro encontro acontecerá na sede da Secretária de Assistência Social (SAS) de Paramoti, a partir das 9 horas. À tarde, a reunião será na sede da SAS de Caridade, a partir das 14 horas.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, destaca a importância da criação de Compods nas diversas localidades cearenses, numa forma de interiorizar das ações da SPD e estender as discussões sobre a temática das drogas, com a participação efetiva do conjunto da sociedade na construção de soluções.

Aline Bezerra lembra que constitui-se numa das atribuições da SPD a atuação em prol da implantação e fortalecimento de Compods nas localidades cearenses. “A criação dos conselhos é um indicativo do compromisso municipal com a questão das drogas e seu impacto na saúde pública da localidade beneficiada”, diz a titular da SPD.

Desde a sua implantação, a Secretaria contabiliza a formação de 25 Compods. Atualmente, o Ceará dispõe de 93 conselhos. A ideia é de que sejam implantados colegiados em todos os 184 municípios do Estado.

Quando ativos, os Compods realizam reuniões periódicas com participação ampla da comunidade e desenvolvem programa de atividades que articulam-se com políticas afins e acompanham as ações nos eixos da prevenção, acolhimento e tratamento e reinserção socioprofissional previstas no Plano Municipal de Políticas sobre Drogas.

Com informação da A.I