Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Sujou!

O juiz federal Danilo Dias Vasconcelos Almeida, da 32ª Vara Federal, determinou a instauração de inquérito policial para todos os citados nas delações premiadas de ex-executivos da Odebrecht, sobre supostos crimes de corrupção relacionados à construção da Adutora Castanhão. São atingidos pela decisão o ex-governador Lúcio Alcântara, o procurador da República Alessander Sales, o ex-ministro da Integração Geddel Vieira Lima, o ex-secretário de Recurso Hídricos do Estado (SRH), César Pinheiro, e o ex-superintendente da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Leão Humberto Montezuma.

Precisa mesmo

Defensor da saída do PSDB do governo, o presidente interino do partido, Tasso Jereissati, diz que Michel Temer precisa “comprovar sua inocência” rapidamente, para reconquistar autoridade na crise política aberta pelas acusações feitas na delação da JBS. Em entrevista à Folha de S. Paulo, senador tucano insiste que o PSDB deve desembarcar do governo para mudar um sistema político que considera “podre”.

E bota delírio nisso

Embora o partido tenha decidido, em reunião na segunda-feira (12), manter o apoio a Temer, Tasso

diz que a sigla segue discutindo o possível rompimento. Ressalta que continuará defendendo que o PSDB saia do governo, mas isso não é pedir “Fora, Temer”, não é pedir o impeachment. “Eu acho difícil que o presidente saia”. Contudo, considera um “delírio” e um “erro” decidir apoiar ou não o governo Temer pensando em aliança para 2018.

Juventude nas urnas

O TRE e a Secretaria de Educação do Estado trabalham em parceria promovendo fóruns regionais com o objetivo de levar o maior número de eleitores entre 16 e 18 anos às urnas. O Ceará ocupa o 3º lugar, em números absolutos, entre os estados que mais vem aumentando alistamento de jovens. O trabalho está sendo intensificado em junho juntos aos grêmios estudantis, com a realização de eleições e capacitação de estudantes eleitos, mediante curso em educação à distância e dos fóruns regionais.

Financiamento estudantil

Os alunos que quiserem renovar seu contrato do Fies referente ao primeiro semestre deste ano têm até hoje (16) para validar as informações no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). O prazo começou em janeiro e foi prorrogado para garantir que os estudantes concluíssem o processo. A renovação do Fies é feita a cada seis meses, e o pedido de aditamento é apresentado inicialmente pelas faculdades.

“Canudo” particular

O financiamento é destinado a alunos matriculados em instituições privadas de ensino superior. Segundo o Ministério da Educação, atualmente, mais de dois milhões de jovens e adultos que não têm condições de pagar a faculdade são beneficiados pelo programa, que oferece uma taxa de juros efetiva de 6,5% ao ano.

Sustentabilidade

Em sua 13ª edição, o Prêmio FIEC por Desempenho Ambiental destacará as empresas com melhores práticas de ações ambientalmente sustentáveis, na próxima terça-feira, 20, durante a reunião de diretoria plena da federação. O anúncio dos vencedores será feito apenas no dia da premiação. Ao todo, 16 empresas concorreram com 22 projetos, divididos nas modalidades Produção Mais Limpa; Educação Ambiental & Inclusão Social; e Reúso de Água.

Preocupação com a água

Para Renato Aragão, gerente do Núcleo de Meio Ambiente da FIEC e criador do Prêmio, o que chamou atenção este ano foi o número de concorrentes na categoria Reúso de Água. “Dez empresas inscreveram projetos nesta categoria, o que demonstra que as indústrias cearenses estão preocupadas e se dedicando em contribuir para a solução da crise hídrica pela qual o Ceará passa”, destaca Aragão.

Covardia

Um em cada seis idosos é vítima de algum tipo de violência em todo o mundo, mostra relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado na revista Lancet Global Health. O alerta foi feito para marcar o Dia Mundial da Conscientização da Violência à Pessoa Idosa, lembrado ontem (15). Segundo o estudo, 16% das pessoas com mais de 60 anos sofreram algum tipo de abuso. Entre os casos, estão negligência e violência psicológica, física e sexual.

Violência aumenta

Os dados foram coletados de 52 estudos realizados em 28 países e indicam que a violência contra idosos está aumentando. Segundo a OMS, “para os 141 milhões de pessoas idosas no mundo que sofrem com o problema, isso tem um custo individual e coletivo sério”. A organização estima que, em 2050, o número de idosos vai dobrar, chegando a 2 bilhões. A grande maioria em países de baixa e média rendas. Se a proporção de vítimas continuar como atualmente, o número de idosos afetados por abusos ou violência pode alcançar 320 milhões.

Lar-amargo-lar

A especialista independente da ONU sobre Direitos Humanos, Rosa Kornfeld-Matte, afirmou que “muitos idosos correm o risco de sofrerem abusos por seus próprios familiares”. Segundo ela, a maioria dos casos de acontece de forma discreta e passa

despercebida. Ela pediu mais vigilância e mais relatos de casos suspeitos.

Olho vivo

A representante da ONU afirmou que “as pessoas não devem fechar os olhos para o destino dos idosos, mesmo quando seja difícil aceitar que a