O governador Elmano de Freitas (PT) recebeu mais uma boa notícia sobre as ações para maior segurança hídrica na Região Metropolitana de Fortaleza: a Superintendência do Patrimônio da União (SPU/CE) autorizou a construção da usina de dessalinização (Dessal), na Praia do Fururo.

De acordo com o Governo do Estado, as obras da planta da usina, idealizado pela Cagece, devem começar no mês de março de 2024.

Segundo a Cagece, a usina deve entrará em operação no início de 2026, beneficiando diretamente 720 mil pessoas. A licença ambiental do projeto foi aprovada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) em novembro.

A usina será construída por meio de Parceria Público-Privada firmada entre a Cagece e a empresa Águas de Fortaleza, com capacidade de produzir 1 m³ de água por segundo. O investimento total estimado é de R$ 3,1 bilhões ao longo dos próximos 30 anos.

Desse montante, R$ 526 milhões serão investidos na construção da planta e instalação de tubulação.

Segundo o governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou a importância da obra para garantir segurança hídrica para Fortaleza, em caso de seca prolongada no Estado.

(*) Com informações do Governo do Estado