Tão importante quanto renegociar uma dívida que venceu, é conseguir se manter livre de novos atrasos. Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelam que 78% dos consumidores que tiveram o CPF negativado no último mês de abril são reincidentes nos atrasos , ou seja, já haviam aparecido no cadastro de devedores ao longo dos últimos 12 meses.
Analisando a quantidade de devedores reincidentes, 27% haviam regularizado a dívida anterior, enquanto 52% ainda estavam com uma dívida pendente e passaram a acumular mais um atraso nas contas. O estudo ainda revela que o tempo médio entre o vencimento de uma dívida para outra é de 96 dias, isso significa que, depois de pouco mais de três meses após ficar inadimplente, o consumidor volta a atrasar o pagamento de uma segunda conta.
Para o presidente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Roque Pellizzaro, o alto índice de reincidentes é sinal de que o consumidor inadimplente precisa estudar melhor a sua condição financeira antes de tentar um acordo com o credor.