Devido a pandemia, a Justiça eleitoral teve de fazer mudanças no calendário eleitoral e isto pode afetar milhares de cearenses que ainda não fizeram sua biometria ou possuem algum tipo de irregularidade, o que pode lhes deixar fora do pleito das eleições deste ano. O assunto foi repercutido dentro do Bate-Papo desta segunda-feira (04).

O jornalista Beto Almeida pontua que no Ceará são 350 mil eleitores que não fizeram biometria e dentre eles pode haver alguns que também não tenham votado e nem justificado sua ausência nas eleições seguidas. Àqueles que possuem irregularidades no título, Beto diz que eles possuem até o dia 06 de maio para solucionar o problema, mas se deixou apenas de fazer a biometria pode ficar tranquilo.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) decidiu que todos os que deixaram de fazer a biometria estavam aptos a votar e que os títulos cancelados voltariam a normalidade. Beto destaca que o processo online adotado pelo órgão beneficia a população, pois lhes dá a possibilidade mais viável de realizar a regularização do documento. Ele finaliza dizendo:

“Tem que ser rápido, porque o prazo realmente o TRE não deverá prorrogar, porque isso diz respeito inclusive ao trâmite processual das eleições, é com base nesses dados que ele vai fechar as urnas e dizer quantos eleitores vão estar aptos para votar em cada cidade, em cada município, então tem que ser realmente até dia 06.”