De acordo com o resultado do 2º trimestre da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Avaição, o Aeroporto Internacional Pinto Martins foi o terceiro mais bem avaliado do país no quesito “tempo de fila da aduana” (4,81), ficando atrás apenas do aeroporto de Curitiba (4,89) e Campinas (4,83).
Em relação à nota geral, o aeroporto recebeu dos passageiros a nota 4,23, acima da meta estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), que é nota 4.
Outros itens que também tiveram boa aprovação do passageiro foram: integridade da bagagem (4,61), confiabilidade da inspeção de segurança (4,47) e cordialidade do funcionário da aduana (4,75).
Dos 37 itens avaliados pelos passageiros, o aeroporto de Fortaleza teve somente 12 itens abaixo da meta (4), tais como: facilidade de desembarque no meio-fio (3,61); limpeza dos sanitários (3,88); disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos (3,42); e custo-benefício do estacionamento (2,22).
PESQUISA – O relatório completo do 2º trimestre mostrou que 76% dos 38 indicadores de percepção avaliados pelos passageiros nos 20 aeroportos registraram notas médias acima de 4, cumprindo a meta estabelecida pela Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias).
Os 20 terminais envolvidos na pesquisa estão divididos em três categorias. Até 5 milhões de passageiros transportados por ano:  são: Belém; Cuiabá; Florianópolis; Goiânia; Maceió; Manaus; Natal e Vitória; De 5 a 15 milhões de passageiros por ano: Viracopos; Confins; Curitiba; Fortaleza; Porto Alegre; Recife; Salvador; e Santos Dumont. E acima de 15 milhões de passageiros transportados por ano: Congonhas; Guarulhos; Galeão; e Brasília.
Esses aeroportos são responsáveis pelo transporte de 87% dos passageiros no Brasil. Entre abril e junho, 89% dos entrevistados avaliaram esses terminais como “bons” ou “muito bons”. Ao todo, foram ouvidas 20.525 pessoas nesse trimestre. Os viajantes são ouvidos diariamente por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing e o nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.
Com informações Assessoria de Comunicação Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil