O Conselho Nacional da Previência Social aprovou um novo teto para os juros de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Para o empréstimo consignado convencional a taxa de juros mensal cai de 1,80% para 1,76%.
Nas operações de cartão de crédito e cartão consignado de benefícios, a taxa máxima de juros foi ajustada de 2,67% ao mês para 2,61% ao mês. O novo teto entra em vigor oito dias úteis após a publicação da decisão no Diário Oficial da União.
Pelas regras, os bancos podem cobrar menos, não mais do que o teto estabelecido. Caso discorde da taxa, a instituição financeira pode deixar de oferecer o consignado.
A proposta de redução foi feita pelo Ministério da Previdência Social, que tem defendido que o teto do consignado acompanhe os cortes da Selic (taxa básica de juros).
Confira na íntegra a participação do correspondente do Jornal Alerta Geral, Sátiro Salles
O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão pelas redes sociais do @cearaagora e por mais de 20 emissoras de rádio do Interior do Estado.