O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, através do vice-presidente e corregedor, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, realizou audiências públicas para o início da revisão biométrica, em Lavras da Mangabeira e Mauriti. Nos dois municípios, o prazo final de comparecimento dos eleitores é 28 de fevereiro de 2018.

Na manhã da sexta-feira passada, o lançamento da biometria aconteceu na Câmara Municipal de Lavras, com as presenças da juíza eleitoral da 14ª Zona, Larissa Braga Costa de Oliveira, vereadores e representantes partidários. O desembargador Haroldo Máximo presidiu o ato, e alertou os eleitores para que procurem o cartório eleitoral o quanto antes: “Apesar do prazo final parecer distante, é preciso compreender que ele é calculado com metas diárias de atendimento, para evitar atropelos de última hora”, avaliou. Lavras possui 25.215 eleitores.

O desembargador afirmou ainda que “o cancelamento do título para os eleitores que não realizarem a biometria pode trazer implicações diversas não apenas na seara eleitoral, como também na vida civil dos cidadãos”.

Na tarde de sexta-feira, a audiência pública chegou à Câmara Municipal de Mauriti. O desembargador Haroldo Máximo esclareceu os pontos importantes sobre a revisão biométrica no município, iniciada naquela data, para vereadores, estudantes, professores e servidores públicos. Participaram ainda, o juiz eleitoral da 76ª Zona, Diogo Altorbelli Silva de Freitas; o prefeito Joservan Leite de Oliveira; o promotor eleitoral, Leonardo Marinho de Carvalho Chaves e a presidente da Câmara Municipal, Fernanda Cartaxo Martins.

Mauriti tem, atualmente, 35.131 eleitores e, até agora, apenas 13% fizeram a biometria. Esse índice foi destacado pelo corregedor do TRE-CE, que pediu apoio institucional à Prefeitura e Câmara de Vereadores, na divulgação da campanha.

No final das duas solenidades, a equipe do TRE, composta pela coordenadora de administração do cadastro eleitoral, Lorena Belo, e pela secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Águeda Gurgel, repassaram informações técnicas sobre o Projeto Biometria, no âmbito do TRE-CE, e abriram espaço para o esclarecimento de dúvidas.

Calendário da Biometria

Os próximos municípios que receberão audiências públicas, marcando o início dos trabalhos de revisão eleitoral e de recadastramento biométrico dos eleitores são: Chaval (15/9); Uruburetama e São Luis do Curu (21/9); e Aracoiaba e Pacoti (22/9).

A meta é recadastrar cerca de 75% do eleitorado do Estado do Ceará até as eleições de 2018 e atingir 100% em 2020. Nas próximas eleições, 129 dos 184 municípios cearenses terão concluído o recadastramento biométrico de 100% do eleitorado. Em Fortaleza, a meta do TRE é atingir 45% dos eleitores com biometria nas eleições de 2018.

Para comodidade dos eleitores, o TRE-CE oferece o serviço de agendamento da biometria no próprio cartório eleitoral ou através do telefone 148 ou ainda no site do tribunal (www.tre-ce.jus.br).

Com TRE/CE