Em um cenário econômico mais desafiador em função dos impactos causados pela pandemia de covid-19, o mercado de trabalho tem se retraído no Brasil e, consequentemente, exigido uma maior qualificação dos candidatos às oportunidades de emprego que são abertas. Atenta ao atual cenário e comprometida com sua função social, a Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferecerá, neste ano, 340 vagas para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), oportunidade de qualificação gratuita e reconhecida nacionalmente que pode fazer a diferença na hora de se reinserir no mercado de trabalho.

“A Uece, como universidade pública que é, possui o importante papel social de produzir conhecimento capaz de promover a transformação socioeconômica do Ceará e de formar profissionais preparados para a realidade do mercado de trabalho, contribuindo para a construção de um Estado mais desenvolvido e justo do ponto de vista social e econômico. Para cumprir esse papel, a atuação da Uece excede a oferta de cursos de graduação e pós-graduação, incluindo também a oferta de oportunidade de estudo e qualificação profissional para estudantes do ensino médio da rede pública estadual e para os trabalhadores que precisam melhorar a sua formação profissional para que obtenha melhores oportunidades de emprego. A oferta de cursos gratuitos e de qualidade, em suas diversas modalidades, é capaz de transformar a vida das pessoas e de atender às necessidades do nosso Estado, trabalho que se reverte diretamente em benefícios para toda a sociedade”, destaca o coordenador geral do Pronatec/Funece, professor Hidelbrando Soares.

17 turmas em 13 municípios

De acordo com o coordenador, as 340 vagas serão distribuídas em 17 turmas dos cursos Assistente de secretaria escolar, Assistente administrativo, Assistente de contabilidade e Agricultor familiar. As turmas serão ofertadas em 13 municípios cearenses: Alto Santo, Beberibe, Caucaia, Guaiúba, Iguatu, Mauriti, Umirim, Trairi, Potiretama, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Tauá.

Inscrições

A expectativa é que as aulas presenciais dos cursos tenham início em agosto deste ano. Para se candidatar a uma das 340 vagas que serão ofertadas, os interessados devem ficar atentos ao site da instituição para verificar a documentação necessária e o passo a passo para realização da matrícula, informações que serão divulgadas nos próximos meses.

Saiba mais

Os cursos FIC são destinados às pessoas que precisam de qualificação e atualização profissional para se recolocarem no mercado de trabalho. Esta é a quinta pactuação da Uece para a oferta de cursos FIC por meio do Pronatec. Antes, foram realizadas pactuações em 2015, 2016, 2017 e 2018, com a oferta total de 162 turmas de cursos de formação em diferentes áreas.