Ufa!

Joaquim Barbosa sentiu-se “aliviado” com o recuo do Senado em sua manobra para atropelar o STF e salvar Aécio Neves. Ele disse à Folha de São Paulo: “Seria o fim da democracia no Brasil. Seria o início de um processo de venezuelização.” E também: “Político revogando decisão judicial é coisa de ditadura.”

Tudo gente fina

Geddel Vieira Lima, preso na Papuda, grita para Ricardo Saud, da JBS, preso em outra ala: “Saud, vou te matar”. Segundo a jornalista Andreza Matais, a frase é repetida por Lúcio Funaro: “Saud, vou te matar”. O delator Ricardo Saud evita responder a Lúcio Funaro, mas grita para Geddel Vieira Lima: “Cala boca, seu gordo!” Sugestão: colocar os três juntos na mesma cela e deixar eles se entenderem.

Verde oliva

O general da reserva Luiz Eduardo Rocha Paiva avisou que os militares devem intervir se o STF permitir que um condenado assuma o poder em 2018. Leia um trecho de seu comentário publicado no Estado de S. Paulo: “A intervenção militar será legítima e justificável, mesmo sem amparo legal, caso o agravamento da crise política, econômica, social e moral resulte na falência dos Poderes da União, seguida de grave instabilidade institucional com risco de guerra civil, ruptura da unidade política, quebra do regime democrático e perda de soberania pelo Estado.”

Prevenção ao câncer

Assembleia aprovou projeto da deputada Aderlânia Noronha (SD), que garantirá apoio do Governo do Estado ao SUS, através de unidades móveis de prevenção ao câncer de mama e de colo uterino, em veículos adaptados, com equipe multidisciplinar, que atuarão de forma coordenada em todo o Ceará. O governo realizará campanhas para divulgar a presença das unidades móveis nas regiões do Estado.

Comum e mortal

“O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Ele é seguido pelo câncer de colo de útero, que constitui a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil” – ressaltou a deputada. Os dois tipos de câncer, contudo, têm chances altíssimas de cura, caso descobertos em estágios iniciais. Para a mama, a cura fica em torno de 90%, se o tumor for diagnosticado precocemente. No caso do câncer de colo uterino, a chance de cura chega a 100%.