Com 8.471 inscritos para o Processo Seletivo Unificado 2021.2, será realizado nestes sábado (16) e domingo (17) o vestibular da Universidade Regional do Cariri (Urca). Para Medicina, são 5.160 inscritos do total de candidatos, que irão disputar as 30 vagas disponíveis. O curso foi criado este ano e irá selecionar a primeira turma para ingressar na instituição, assim como o curso de Turismo.
Há 314 inscritos para livre concorrência por vaga somente para o curso de Medicina, que terá sede em Crato, no campus do Pimenta. A formação estará voltada principalmente para a atenção primária em saúde, possibilitando que os novos profissionais tenham formação referência em atenção básica.
A Urca conta com 31 cursos, incluindo os dois recém-criados, distribuídos nas regiões do Cariri e Centro-Sul. Estarão trabalhando durante o certame cerca de 450 profissionais, distribuídos em 20 locais de provas em sete municípios: Crato, Iguatu, Mauriti, Missão Velha, Campos Sales, Barbalha e Juazeiro do Norte.
Conforme a Coordenação Executiva do Vestibular (CEV), organizadora do certame, os portões para entrada dos candidatos estão abertos a partir das 12h (meio-dia) do sábado, fechando às 13h10. Não será permitida a entrada no local com equipamentos eletrônicos, inclusive aparelho celular. Os gabaritos serão liberados mediante o que está estabelecido pelo edital referente ao certame, divulgado pela CEV.
Todas as normas sanitárias de prevenção à Covid-19 deverão ser respeitadas, seguindo os protocolos de distanciamento social, uso obrigatório de máscara e higienização das mãos. A Presidente da CEV, Ana Josicleide Maia, afirma que mesmo o decreto estadual permitindo 100% dos alunos em sala de aula, a Urca manterá 70% de ocupação, para maior segurança de todos.
Novos Cursos
Além de Medicina, a graduação em Turismo, que será sediado na antiga escola José Martiniano de Alencar, em Barbalha, terá a sua primeira turma. Os dois cursos iniciam a formação em áreas com demanda relevante para a região, possibilitando mais profissionais para suprir o mercado. A MedUrca terá hospital universitário (hoje São Camilo), ao lado do prédio do curso, onde funcionou a Rádio Educadora e o Colégio Pequeno Príncipe, antes pertencentes à Diocese do Crato.
Os projetos de criação dos novos cursos foram aprovados este ano pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e passaram pelas instâncias da universidade, que são o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e o Conselho Superior Universitário (Consuni).