A melhor e mais eficaz forma de proteção contra o câncer de colo de útero, a vacina contra o HPV, está disponível em todos os postos de saúde do Ceará. Cerca de 20% dos cânceres humanos são causados por vírus.

A Secretaria da Saúde do Estado recomenda a vacina contra o HPV para uma variedade de grupos, incluindo meninos e meninas de 9 a 15 anos incompletos, vítimas de abuso sexual entre 15 e 45 anos sem imunização, pessoas com HIV, transplantados e pacientes oncológicos entre 9 e 45 anos. 


Em Fortaleza, os três Vapt Vupts (Antônio Bezerra, Messejana e Papicu) disponibilizam a vacina, onde contém uma sala de vacinação da Secretaria da Saúde do Ceará em parceria com a Secretaria de Proteção Social (SPS). Para qualquer vacina disponível aqui, é necessário agendamento através do site meuvaptvupt.com.br.


Há, também, o e-Vapt, uma ferramenta que permite aos usuários verificar os horários disponíveis para os serviços. Todas as vacinas, incluindo a do HPV, que passou por uma mudança no esquema vacinal, já estão disponíveis nos Vapt Vupts.


A coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará, Ana Karine Borges, destacou a meta estipulada do número de pessoas vacinadas contra o HPV e ressaltou a importância das crianças serem vacinadas o mais breve possível.