O Ministério da Saúde prepara, para o mês de fevereiro, a aplicação do imunizante contra a dengue. A vacina chamada de Qdenga é a primeira de uso amplo na população e, nos estudos clínicos, demonstrou eficácia de 80% contra infecções e 90,4% contra hospitalizações.

O imunizante Qdenga entrou para o Sistema Único de Saúde em dezembro de 2023 e o estado de Mato Grosso do Sul foi o primeiro a oferecer as doses, por ser considerado área prioritária. De acordo com o Ministério da Saúde, as doses estarão disponíveis em outros estados a partir do próximo mês, atendendo a públicos e regiões específicas. Os estados que receberão as doses ainda serão anunciados.

As doses poderão ser tomadas por pessoas de quatro a 60 anos, mesmo se a pessoa nunca teve dengue, o que é uma mudança importante em relação à última vacina aprovada pela Anvisa no Brasil, a Dengvaxia, que tinha como pré-requisito uma infecção prévia.

Confira na íntegra a participação do correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Alberto

O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão pelas redes sociais do @cearaagora e por mais de 20 emissoras de rádio do Interior do Estado.