As 3 milhões de vacinas da Janssen contra a Covid-19, adquiridas pelo governo federal, estão sem data prevista para chegar ao Brasil. Ao ser questionado sobre o recebimento dos lotes, que deveriam aterrissar nesta quarta-feira (16) no país, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, não confirmou uma nova data. A declaração ocorre após expectativas frustradas da chegada do imunizante da Janssen nesta semana. Inicialmente, o governo federal informou que os lotes chegariam entre domingo e terça-feira, o que não aconteceu.

O Ministério da Saúde divulgou uma nota afirmando que “aguarda confirmação da data por parte do laboratório, mas a expectativa é de que as doses cheguem ainda esta semana ao país em três remessas”. Nesta quarta, o ministro da saúde também não confirmou se o recebimento ocorrerá até o fim de semana.

A chegada das doses da Janssen impactam nas estratégias de vacinação de todo o país. Isto porque os lotes terão prazo de validade até agosto. A validade inicialmente analisada pelo governo federal era de até 27 de junho. No entanto, uma avaliação técnica da Anvisa identificou que os imunizantes podem ser utilizados até 8 de agosto, desde que armazenados em temperatura de 2° a 8°C.

Como o imunizante é aplicado em dose única, uma aplicação da vacina da Janssen equivale a duas doses das demais vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil (Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca).