Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, e o prefeito Roberto Cláudio inauguraram, nesta segunda-feira (21), o novo posto de saúde Argeu Herbster. A unidade, instalada no Grande Bom Jardim, recebeu melhorias infraestruturais que contemplaram, além da reforma, a ampliação do espaço, expandindo a assistência à atenção primária na Regional V.

Durante a cerimônia de inauguração do equipamento, Izolda Cela, ressaltou a parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza em diversas áreas. “O governador Camilo e o prefeito Roberto Cláudio pretendem garantir, aqui para o Bom Jardim, uma série de ações em conjunto, pois é um território que terá prioridade na construção de uma cidade mais pacífica. Em breve, será implantado aqui um reforço e um modelo qualificado de segurança pública, além disso traremos outras ações e outras políticas para agregar nessa ação de segurança, para que possamos gerar mais oportunidades para que os moradores da região possam ter uma vida melhor”, destacou.

O novo posto de saúde disponibilizará aos usuários consultas médicas e atendimentos odontológicos, além de medicina preventiva e diagnóstica por meio de vacinação, exames laboratoriais, testes rápidos (gravidez, hepatites, sífilis, HIV), medição de glicemia, verificação de pressão arterial e realização de pequenos procedimentos.

“Há uma reivindicação antiga da comunidade de garantir a este posto central do Bom Jardim uma estrutura ampla, adequada, digna. Antes, o posto Argeu Herbster funcionava com muitas deficiências, inclusive, sem capacidade física para executar com sucesso os serviços que se pressupõe a oferecer. A gente espera que, a partir de hoje, neste novo espaço, seja possível servir bem à população na prevenção de doenças e na promoção de saúde”, declarou o prefeito.

A fim de garantir a eficácia do atendimento, a unidade está equipada com cinco equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Dentre os profissionais disponíveis, estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentista e auxiliar de saúde bucal, seguindo diretrizes alinhadas ao novo modelo de gestão, que oferece atendimento à demanda espontânea com classificação de risco e programada de 7h às 19h, além de ambiente climatizado, sistema informatizado com prontuário eletrônico, farmácia equipada com os 84 medicamentos fornecidos, gratuitamente, pela atenção primária e acessibilidade aos que possuem mobilidade reduzida ou dificuldades visuais.

Ceará Pacífico

A vice-governadora destacou também as ações do Governo do Ceará referentes à proteção social por meio da requalificação de serviços públicos básicos, da inclusão pelo esporte, da implantação de escolas de tempo integral e pela promoção de oportunidades para a juventude. Tais ações são desenvolvidas por meio do Programa Ceará Pacífico, já operante no bairro Vicente Pinzón, que deverá chegar ao Grande Bom Jardim ainda este semestre, que é a Uniseg IV, uma política de parceria do Governo do Ceará com a Prefeitura de Fortaleza e entidades da sociedade civil.

“É preciso que haja uma conjugação de ações de segurança e de políticas sociais que fortaleçam a comunidade, que gerem mais oportunidade de desenvolvimento para as crianças e para os jovens, que façam que a comunidade se disponha a participar mais, fazendo a parte que lhe cabe e, com isso, nós possamos, melhorando a vida e a participação, reduzir o problema da violência nas suas formas mais gravosas para que tenhamos um padrão de convivência mais respeitoso e mais pacífico”, pontuou Izolda Cela.

Com informação do Governo do Estado do Ceará

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp