Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Vigilância Sanitária estadual recomendou a suspensão da venda de pescados na região jaguaribana, com alerta especial para o tipo curimatã. A medida visa resguardar a população para possíveis problemas alimentares, uma vez que diversos peixes vivos da espécie foram encontrados infestados de larvas, no Rio Jaguaribe, em Iguatu.

Segundo a Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), duas amostras dos peixes foram levados para análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), em Fortaleza, com o objetivo de identificar as causas do problema. A água do local também foi coletada para avaliação.

Até o momento, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), não houve registro de moradores que deram entrada em hospitais da região com suspeita de infecção intestinal em decorrência da ingestão do peixe. Ainda não é possível saber o que ocasionou a infecção nos peixes da espécie curimatã. A Cogerh esclareceu que segue acompanhando o caso.

Operação policial 

Uma operação policial deflagrada nesta quinta-feira (30), nas cidades de Itapajé e Irauçuba, resultou no cumprimento de dois mandados de prisão e 28 de busca e apreensão cumpridos, seis flagrantes e nas apreensões de duas armas de fogo, drogas e outros ilícitos.

Participaram da ação, além de representantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), agentes das Polícias Civil e Militar do Ceará.

A ação é resultado de investigações da Delegacia Municipal de Itapajé, sobre suspeitos de envolvimento em casos de homicídio e tráfico de drogas na região.

Cadastro Único em Caucaia

Relatório de atividades do Cadastro Único revela: a Central de Caucaia registrou uma média de 400 atendimentos diários nos três primeiros meses de 2017. São agendamentos, atualizações, consultas ao Sistema de Benefícios ao Cidadão, emissão de declarações, dentre outros serviços.

O trabalho tem sido intenso no que diz respeito ao levantamento de dados estatísticos e ações referentes a solicitações do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS). Agora, por exemplo, o MDS demanda a inclusão no Cadastro Único de todos os beneficiários do Beneficio de Prestação Continuada (BPC) que já estão ou ainda vão vão dar entrada no INSS.

Intersetorialidade

Segundo a coordenadora do Cadastro Único de Caucaia, Célia Viana, o trabalho tem sido intenso. “Precisamos avançar e trabalhar a intersetorialidade, visto que o Bolsa Família, especificamente, obedece a condicionalidades como manter as crianças na escola e acompanhar gestantes e crianças na saúde. Nós temos muitos cadastros desatualizados e a descentralização do cadastro irá melhorar o acesso dessas famílias aos nossos serviços.”

O Cadastro Único de Caucaia está atendendo prioritariamente famílias que não atualizaram seus cadastros entre 2012 e 2014, idosos do BPC e servidores públicos identificados pelo Ministério Público que estejam com dados desatualizados. Atualmente, o atendimento é realizado somente na Central do Cadastro Único. Mas em breve será ampliado para os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Ronda Escolar

A Prefeitura de Maranguape, por meio da Secretaria de Educação e da Guarda Municipal em parceria com Polícia Militar deram início à implantação do projeto Ronda Escolar com a finalidade de atuar com rondas ostensivas nas escolas municipais da sede. A ação garante a segurança da entrada e saída dos alunos, professores, servidores e também do patrimônio e da comunidade.

O projeto conta com o patrulhamento feito por dois policiais militares e dois guardas municipais em uma viatura caracterizada da Guarda municipal para fazer vigilância durante os turnos escolares, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Neste primeiro semestre, o programa vai atuar nas escolas localizadas na sede do município.

Política de proximidade

O patrulhamento busca uma política de proximidade baseada nos princípios de Polícia comunitária, tendo como visão o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Essa ação é voltada para a comunidade escolar e atua de maneira ostensiva e preventiva. O trabalho em conjunto com a Polícia Civil, Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência da Assistência Social  (Cras), Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Poder Judiciário.

Sesc Cultural

O mês de abril começa com programação cultural no Sesc de Juazeiro do Norte. No sábado, dia 1º, o ArteEncena recebe o espetáculo SertãoHamlet, da Cia. Sertão Teatro Infinito, às 19h30. A montagem é apresentada no Teatro Sesc Patativa do Assaré e tem entrada gratuita.

No enredo, Hamlet de Shakespeare e o personagem histórico Lampião tem em comum o sentimento da vingança, com o assassinato de seus pais. O ator e diretor Guido Campos interpreta os dois personagens, assim como todos os outros que surgem na apresentação. Entre eles estão Edilânia, moça que sonha com o amor perfeito, e Juvência, contador de cordel.

O espetáculo é originado de pesquisas realizadas na região do Cariri cearense e traz elementos e objetos da cultura popular, sendo o último da trilogia “Sertão”, construída em 23 anos de trabalho.