Quem nunca se perguntou como um estádio de futebol é construído, não é mesmo?! Refletores, bancos, gramado e um espaço incrível com certeza demandam muito planejamento e gestão. Por isso hoje vamos conversar sobrea construção de estádios de futebol. Pra começar é importante saber que o tamanho e a estrutura do estádio dependem da área disponível e do tipo de solo sobre o qual ele será construído. Depois desses estudos é que os engenheiros e arquitetos projetam a arena, considerando o orçamento disponível, o número total de torcedores e o tipo de eventos que o estádio vai abrigar, como por exemplo, se vai ter shows, lojas e restaurante.
Um estudo base é o do relevo do terreno, que é uma característica importante para definir o tipo de construção. Quando o solo permite uma escavação profunda, as arquibancadas podem ficar apoiadas nas encostas de um buraco, mas se o solo for duro, a obra vai dar mais trabalho é o jeito vai ser erguer tudo do chão.
Com esse trabalho todo já dá para imaginar que a construção de um estádio de futebol dura, em média, 30 meses. O gramado é uma das últimas etapas da construção e leva cerca de 45 dias para estar em condições de jogo. Debaixo do tapete verde tem um mundo: tubulações garantem a drenagem e a irrigação do campo. O solo, composto de camadas de areia, adubo e compostos orgânicos especiais, mantém a grama fortalecida.
No Ceará
Um dos maiores palcos do futebol brasileiro no Ceará, a Arena Castelão, traz consigo muito mais que um visual belíssimo. O projeto original do estádio é de 1970, mas para receber a Copa do Mundo de 2014, o espaço precisou passar por uma reforma que deixou o lugar ainda mais fantástico. O Estádio Governador Plácido Castelo, também conhecido como Arena Castelão, tem sua capacidade atual de até 63.903 espectadores. Além disso, está entre os 60 maiores estádios do mundo, é o quarto maior do Brasil e o maior do Norte/Nordeste.