Com a proximidade do início do ano letivo nas escolas públicas e particulares, uma dúvida na cabeça de pais, mães e responsáveis pelos estudantes: o ensino será presencial, semipresencial, ou a distância? Na rede estadual, a Secretaria de Educação do Ceará informou, através de nota, que a pasta vai seguir o que for determinado pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia. As aulas iniciam no dia 31 de janeiro.

“O ano letivo para os estudantes da rede pública estadual, responsável pela oferta do Ensino Médio, está previsto para iniciar a partir do dia 31 de janeiro. As orientações sobre o retorno às atividades presenciais nas escolas são discutidas e determinadas pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia”, diz o comunicado.

Já na rede pública municipal, em Fortaleza, as aulas começam no próximo dia 1º de fevereiro, mas ainda não há definição se os alunos vão estudar no modelo totalmente presencial ou se será mantido o híbrido.

A Secretaria Municipal da Educação (SME) ressalta que desde outubro de 2021, todos os alunos estavam estudando de forma presencial nas unidades, em sistema de rodízio. Porém, para o início deste ano letivo, a Secretaria aguarda orientações das autoridades sanitárias.

Escolas particulares

Na rede privada, as aulas estão programadas para retornarem oficialmente no dia 18 de janeiro, apesar de alguns Colégios já terem retorno as atividades. O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Ceará (Sinepe) informa que está monitorando os indicadores.

“Nos últimos dois anos aprendemos muito sobre o novo vírus e hoje sabemos que os alunos perderam mais aulas que o necessário. A realidade para 2022 é completamente diferente dos anos anteriores, todos os professores e colaboradores estão vacinados, inclusive com a dose de reforço, além de que sabemos que a Covid tem efeitos leves na maior parte das crianças e adolescentes”, diz o sindicato.