Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Os Ministérios Públicos do Estado e Federal entraram com ação civil , na última semana, determinando que a União ao retomar a Operação Carro-Pipa no Município de Tauá, capye a água do manancial situado na cidade de Pio IX, no Piauí, ou outro manancial indicado pelo Município cuja água seja comprovadamente de qualidade. A ação determina que as providências sejam implementadas no prazo de até 45 dias.

Segundo o Mnistério Público, a operação carro pipa passou a utilizar como fonte de captação a água oriunda do Poço Mogno, localizado em Aiuaba. Contudo, a população afirmavaa água era imprestável para o consumo humano por ser muito salobra. Diante da situação alegada, o Município custeou a análise da água captada no Poço Mogno, na qual foi detectado alto teor de sódio. Os laudos foram encaminhados para a Organização Militar Executora da Operação Carro-Pipa no Município, situado em Crateús.

O Ministério do Desenvolvimento Regional emitiu Nota Técnica informando que manteria o Poço Mogno como fonte de captação, fundamentando a decisão em laudos de outros laboratórios. Contudo, a partir de análise realizada por um perito de Engenharia Sanitária da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise do Ministério Público Federal, ficou constatado a alta salobridade da água.

Depois de alguns períodos de suspensão do Programa pela Organização Militar, após a apresentação de laudo atestando a má qualidade da água, em agosto de 2021, a Operação Carro Pipa foi suspensa em definitivo, prejudicando uma população rural aproximada de 25 mil pessoas.

Considerando que as diligências realizadas demonstraram a não confiabilidade na qualidade da água do Poço Mogno, foi requerida judicialmente a concessão de tutela de urgência para a adoção das medidas de ordem administrativa e financeira aptas a viabilizarem a retomada imediata da Operação Carro-Pipa no Município, a partir da retomada de captação da água no manancial Poço do Gilson, no Piauí.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp