Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Os partidos políticos têm até o dia 26 de setembro para homologar seus candidatos a prefeito, a vice e a vereador. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará ainda precisa dar a confirmação das candidaturas, e se todas elas forem validadas, Fortaleza terá um crescimento considerável no número de candidatos que buscam uma cadeira de titular na Câmara Municipal da Capital.

De acordo com dados do TRE-CE, 1.358 postulantes a vereador de Fortaleza pediram matrícula de suas candidaturas. O número é 22% maior se comparado às eleições de 2016. Com 43 vagas na Câmara Municipal, a média de concorrentes chega a ser pouco mais de 31 candidatos por cadeira. Só para se ter ideia da disputa que virá pela frente para aqueles que querem uma vaga como vereador em 2021 em Fortaleza, o número de concorrentes por vaga no curso de medicina da Universidade Federal do Ceará, um dos mais disputados do estado, chega a ser de 22 estudantes por vaga, segundo a própria UFC.

Especialistas apontam dois motivos para este aumento. O primeiro seria a dificuldade em fechar coligações, fazendo com que os partidos com chapa pura estimulassem mais seus filiados a concorrer neste pleito. O segundo motivo seria já a preparação dos partidos para as eleições de 2022, projetando nomes aos cargos de deputado estadual e federal.