Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Começou nesta segunda-feira (26/06), a 5ª edição da Semana Municipal sobre Drogas, iniciativa da Prefeitura de Fortaleza por meio da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas, em parceria das secretaria municipais envolvidas diretamente com a temática. O evento promove uma série de atividades até o dia 30 de junho, com ciclo de palestras; ações de prevenção e redução de danos; e disseminação de informação e orientação sobre tratamento para usuários e/ou familiares que enfrentam problemas com álcool, crack e outras drogas. As atividades ocorrem em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado no dia 26 de junho.

A abertura aconteceu no Grande Bom Jardim, na praça da Igreja Santa Cecília, e contou com a presença da coordenadora especial de Políticas sobre Drogas e da adjunta da pasta, Marta Gonçalves e Patrícia Studart, respectivamente; representando o governador Camilo Santana, do secretário chefe da Casa Civil, Túlio Studart; do presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Cláudio Ricardo; do titular da Regional V, Ronaldo Nogueira; dos vereadores Iraguassu Filho e Ba; e dos Conselheiros Municipais de Políticas sobre Drogas, Nelson Manssabani, Edgar Bezerra e Norma Paula.

No palco, simbolicamente os usuários contemplados no projeto Novos Caminhos, iniciativa do Município que oferta cursos profissionalizantes receberam seus certificados de conclusão. E foi com muitas apresentações artísticas e culturais que a comunidade participou das atividades de prevenção ao uso de drogas. O público teve acesso a oficina de dobraduras e rosas, pintura de rosto, orientação e acolhimento, vacinação e aferição de pressão, cadastro único, aula de judô, brincadeiras infantis e contação de histórias, entre outras atividades.

A finalidade é integrar a sociedade, profissionais da rede, usuários e familiares num esforço conjunto e contínuo de ações, visando à prevenção ao uso indevido de drogas. Durante toda semana atividades educacionais, informativas e culturais de prevenção e valorização à vida serão promovidas.

Para a realização da quinta edição da Semana Municipal sobre Drogas, a CPDrogas conta com parceiros do Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas e da Casa Civil, Policia Militar, Corpo de Bombeiro de Fortaleza, AMA, GMF, Funci, SDHDS, Instituto Terre des Hommes Brasil, Secel e SMS.

Com informação da A.I