Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O setor calçadista cearense ganhará mais um impulso nos próximos meses. A Sapatoterapia, indústria paulista do segmento, expandirá as atividades no município de Aracati. O anúncio foi feito pela presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Nicolle Barbosa.

“A aquisição do imóvel da antiga Agabê Calçados por parte da Adece sanou a dívida da empresa com os seus 360 ex-funcionários e também possibilitará que parte deles sejam reinseridos no mercado de trabalho pela Sapatoterapia, a nova indústria que ocupará o galpão da Adece, podendo, dessa forma, garantir sua expansão no Ceará, gerando mais emprego, renda e novas oportunidades”, destaca Nicolle.

Com previsão de gerar mais de 200 empregos imediatos e aproximadamente 500 em três anos, a indústria produz atualmente no Ceará 204 mil pares de calçados por ano e pretende ampliar para 720 mil anuais. Sediada no município de Franca, em São Paulo, a Sapatoterapia atua desde 1998 no mercado e atualmente exporta para 72 países. “O Ceará já é referência na produção e comercialização de calçados em todo o país. Somos o maior exportador do Brasil em quantidade. O crescimento da Sapatoterapia no Ceará chega para consolidar esses números”, enfatiza Nicolle.

Conforme um dos sócios da indústria, Estevão Franco Ferreira, a escolha pelo investimento e ampliação no Ceará se deu por constatar uma maior competitividade em relação a outros estados. “Visitamos o Governo do Estado, vimos o empenho para nos incentivar e direcionamos para cá. A mão de obra qualificada encontrada aqui também foram essenciais. Vimos todas as condições para uma melhor competitividade. A infraestrutura do Porto do Pecém para exportação também foi outro ponto positivo”, comenta.

Estrutura e investimento

A fábrica será instalada em um terreno de 14,3 mil metros quadrados. Um aporte de R$ 5 milhões por parte da indústria está previsto para ser realizado até a estruturação total da fábrica. Somente nos primeiros quatro meses do ano, a Adece incentivou a ampliação de três empresas de calçados gerando mais oportunidades de trabalho em quatro municípios. São elas: Sugar Shoes, em Senador Pompeu e Solonópole; Aniger, em Quixeramobim; e Dilly, em Brejo Santo.

Fonte: Agência de Desenvolvimento do Ceará